Ciência e Saúde

Fenômeno da superlua ilumina o céu deste domingo

Em 14 de novembro e 14 de dezembro o fenômeno vai se repetir

postado em 16/10/2016 14:07
Até o fim de 2016, todas as luas cheias - que ocorrerão nos dias 16 de outubro, 14 de novembro e 14 de dezembro - serão superluas
Neste domingo (16/10), o fenômeno da superlua poderá ser visto de todos os pontos do Brasil. A lua vai parecer maior, não apenas devido à ocorrência de superlua, mas também porque estará mais próxima do horizonte, quando ocorre um efeito extra de ampliação.

De acordo com o Observatório Astronômico de Lisboa (OAL), é normal ver a lua cheia próxima da linha do horizonte muito maior do que quando se encontra mais alta no céu noturno. "Esse efeito não é ótico, mas apenas cerebral, ou seja, é o cérebro humano que cria a ;imagem fictícia; de uma lua enorme", diz o comunicado.

As superluas são visíveis quando as luas cheias ocorrem próximas do perigeu, que é o ponto mais próximo que a lua atinge em relação à Terra. Segundo essa definição, a superlua pode ser frequente, mas nem todas terão o mesmo tamanho e brilho.

Em 14 de novembro e 14 de dezembro o fenômeno vai se repetir.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação