Ciência e Saúde

Pesquisadores criam agulhas de acupuntura com nanotecnologia

Objetos garantem mais conforto durante a aplicação da técnica milenar oriental. Testes com ratos mostram também que as novas peças são mais eficientes que as convencionais

postado em 19/10/2016 06:05

As agulhas criadas na Coreia do Sul e imagens de microscópio que mostram os poros em sua superfície (última foto à direita): maior área de contato com a pele

Criada na China milhares de anos atrás, a acupuntura promove o bem-estar a partir da aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo. O fato de a técnica apresentar resultados comprovados há tanto tempo não significa que ela não possa ser melhorada com tecnologia de última geração. É o que mostra um pesquisador do Daegu Gyeongbuk Instituto de Ciência e Tecnologia (DGICT), na Coreia do Sul.

Professor do Departamento de Engenharia de Sistemas de Energia da universidade, Su-Il In desenvolveu novas agulhas para acupuntura usando avançadas técnicas de nanotecnologia, ramo da ciência dedicado à fabricação de novos materiais. As agulhas do especialista sul-coreano são as primeiras a serem criadas dessa forma e têm o diferencial de serem porosas, algo que, segundo o inventor, melhora as propriedades terapêuticas e abre novos caminhos para a milenar técnica.

As peças contam em sua superfície com finíssimos poros que podem ter apenas alguns nanômetros (1 nanômetro é equivalente a um bilionésimo de metro). Para construí-las, In utilizou um método nanoeletroquímico, no qual faz uma corrente elétrica criada de maneira específica passar pelo metal e criar os minúsculos furos. A novidade foi apresentada recentemente na revista especializada Scientific Reports.

De acordo com um comunicado emitido pelo centro de pesquisa sul-coreano, os poros fazem com que a área da superfície das agulhas seja aumentada em 20 vezes em comparação à das peças tradicionais, o que permite reduzi-las de tamanho e mesmo assim obter resultados melhores. Menores, elas também causam menos desconforto aos pacientes durante a aplicação.

Experimentos

Em testes eletrofisiológicos com ratos, a equipe do professor In comprovou que as agulhas porosas garantiram uma transmissão de sinais mais intensa pela espinha dorsal. Além disso, roedores com dependência de álcool e cocaína foram tratados com as novas peças e as tradicionais. Os que receberam a terapia com as agulhas porosas se recuperaram mais rapidamente do vício. Os bons resultados estimularam o DGICT a solicitar patentes do invento para fabricar as agulhas nos Estados Unidos, na China e na Europa.

;O desenvolvimento da nanotecnologia tem levado a ciência a uma nova etapa em várias áreas de pesquisa, dos painéis solares aos computadores quânticos;, afirma Su-Il In. ;Baseado nos resultados desses experimentos, que combinaram a nanotecnologia com a acupuntura, eu continuarei a conduzir estudos para ampliar as fronteiras da medicina oriental;, completa, em um comunicado á imprensa.

A matéria completa está disponívelaqui, para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação