Ciência e Saúde

Cientistas recuperam o movimento da perna de macacos

Implantes eletrônicos no cérebro e na espinha dos macacos reverteram paraplegia causada por lesão na medula

Vilhena Soares
postado em 09/11/2016 18:17

[VIDEO1]

O sonho de recuperar movimentos perdidos está mais perto de se tornar realidade. Um estudo publicado nesta quarta-feira (9/11) pela revista britânica Nature apresenta uma interface cerebral desenvolvida por cientistas suíços que recuperou a locomoção da perna de macacos que tiveram a medula espinhal lesionada.

O feito foi alcançado graças a implantes eletrônicos que imitam a comunicação natural que existe entre o cérebro e os membros em organismos saudáveis.

Marco Capogrosso, pesquisador do Instituto Federal Suíço de Tecnologia (EPFL), mostra o chip implantado no cérebro dos macacos

A tecnologia é composta por dois dispositivos. Um fica no cérebro do animal, mais especificamente no córtex motor, responsável pelo controle dos movimentos. O que esse mecanismo capta é interpretado por um computador, que interpreta o desejo do macaco ; flexionar ou estender a perna, por exemplo.

Comunicação restabelecida

Depois, o computador envia um comando para um segundo dispositivo, implantado perto da lesão na medula. Essa segunda peça estimula o movimento.

Ao Correio, Marco Capogrosso, um dos autores do estudo e pesquisador do Instituto Federal Suíço de Tecnologia (EPFL), explicou que essa é a primeira vez que uma tecnologia do tipo alcança um resultado tão bom.

No entanto, ainda é cedo para dizer quando a mesma técnica poderá ser usada em pessoas. Os experimentos, porém, devem começar logo. ;O próximo passo é testar nossos protocolos de estimulação da medula espinhal em pacientes humanos", disse Capogrosso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação