Ciência e Saúde

Nasa anuncia duas missões para estudar primórdios do Sistema Solar

O período que a Nasa quer se aprofundar é uma era de cerca de 10 milhões de anos depois do nascimento do Sol

postado em 05/01/2017 01:08
A agência espacial americana (Nasa) anunciou, nesta quarta-feira (4/1), duas missões para asteroides com o objetivo de estudar os primórdios da história do Sistema Solar.
As missões foram batizadas de Lucy e Psyche, e a Nasa espera que tenham início em 2021 e 2023, respectivamente.

O período que a Nasa quer se aprofundar é uma era de cerca de 10 milhões de anos depois do nascimento do Sol.

A missão Lucy, nomeada assim pelo famosa australophitecus encontrada na Etiópia em 1974, envolverá o envio de uma nave espacial robótica para estudar os chamados asteroides "troianos", de Júpiter.

"É uma oportunidade única", afirmou Harold Levinson, principal pesquisador da missão Lucy.

"Os ;troianos; são remanescentes da matéria principal que formou planetas exteriores e conservam a pista vital para decifrar a história do Sistema Solar. Lucy, como o fóssil humano que tem o mesmo nome, revolucionará o entendimento das nossas origens", acrescentou.

Já a missão Psyche tem o objetivo de explorar um tipo de asteroide de metal chamado 16 Psyche, que está três vezes mais distante do Sol do que a Terra.

A maioria dos asteroides é composta de rocha, ou de gelo, mas se acredita que este seja de aço e de níquel, como o núcleo da Terra.

A Nasa afirmou que os cientistas consideram a possibilidade de Psyche ser um núcleo exposto de um antigo planeta tão grande quanto Marte, mas que seu exterior rochoso se desfez devido a violentas colisões há bilhões de anos.

A missão ajudará os pesquisadores a compreender como planetas e outros corpos se separaram e formaram crosta, manto e núcleo.

"Esta é uma oportunidade para explorar um novo tipo de mundo, não de rocha ou gelo, mas de metal", disse a principal pesquisadora da missão Psyche, Lindy Elkins-Tanton, da Arizona State University, em Tempe.
Por France-Presse

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação