Ciência e Saúde

Cientistas norte-americanos propõem nova árvore genealógica dos dinossauros

Pesquisadores examinaram uma grande amostra de fósseis de dinossauros primitivos para aprender mais sobre o antepassado das espécies

postado em 24/03/2017 06:00
O T. Rex entraria na categoria dos animais com

A árvore genealógica dos dinossauros pode sofrer uma reorganização radical. Cientistas dos EUA propõem uma nova divisão de grupos para classificar esses seres pré-históricos. A teoria, apresentada na revista Nature, também sugere que os animais surgiram cerca de 247 milhões de anos atrás ; 10 milhões de anos antes do imaginado ; e tiveram como origem o hemisfério norte, não o sul.
Os cientistas examinaram uma grande amostra de fósseis de dinossauros primitivos para aprender mais sobre o antepassado das espécies. Desde a era vitoriana, eles são divididos em duas categorias: as com quadril de pássaro (ornitísquios) e as com quadril de réptil (saurísquios). Estes últimos são subdivididos em terópodes (os carnívoros bípedes, como o Tiranossauro Rex) e os saurópodes (de pescoço longo, como os brontossauros).

Sob a nova classificação, os dinossauros com quadril de ave, como o tricerátopo e os estegossauros, passam a fazer parte de uma nova categoria, a ornithoscelida, com os terópodes, que foram retirados do grupo dos saurísquios. Segundo Matthew Baron, pesquisador da Universidade de Cambridge e líder do estudo, a nova categoria pode ser descrita como ;membros de pássaro;, cujos integrantes compartilham membros posteriores e características do crânio comuns.

;Propomos que a árvore genealógica dos dinossauros, na verdade, parece muito diferente da versão que foi aceita pelos cientistas nos últimos 130 anos;, disse Baron. Participante da investigação, David Norman ressaltou que, se as conclusões estiverem corretas, ;todos os principais livros que cobrem o tema da evolução dos vertebrados precisarão ser reescritos;. Em um comentário publicado com o artigo científico, Kevin Padian, da Universidade da Califórnia, classificou as conclusões como ;revolucionárias;. ;Será interessante ver como os paleontólogos receberam essa reavaliação original e provocativa;, escreveu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação