Ciência e Saúde

Especialistas veem sinais de redução do branqueamento de recifes de coral

O fenômeno, classificado por especialistas como catástrofe ambiental, é observado por imagens de satélite das três bacias oceânicas

postado em 21/06/2017 11:03
Todos os recifes de coral tropicais sofrem com o impacto de temperaturas acima do normal

Após três anos de alta temperatura nos oceanos e grande apreensão quanto ao futuro da diversidade marinha, há sinais de redução do branqueamento de recifes de coral, segundo a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA). Os especialistas do órgão chegaram à conclusão ao analisarem imagens de satélite das três bacias oceânicas ; Atlântico, Pacífico e Índico.

[SAIBAMAIS]A intenção é monitorar de perto as temperaturas dos mares e o branqueamento pelos próximos seis meses ;para confirmar o fim do evento;. Todos os recifes de coral tropicais sofrem com o impacto de temperaturas acima do normal, sendo que mais de 70% estão submetidos a condições que causam o branqueamento.

Nesse caso, o coral expulsa as algas que vivem em simbiose com ele, fornecendo, além da cor, alimentos. Sem o suporte, em muitos casos, o coral morre. O fenômeno tem sido classificado por especialistas como catástrofe ambiental, já que as barreiras de coral abrigam uma grande variedade de vida marinha.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação