Ciência e Saúde

Chile experimenta semáforo para viciados em smartphones

As autoridades, preocupadas com o alto número de acidentes na região, esperam diminuir o risco e aumentar a segurança dos pedestres, embora reconheçam que a tecnologia sozinha "não é suficiente"

Agência France-Presse
postado em 13/07/2017 08:38
As autoridades, preocupadas com o alto número de acidentes na região, esperam diminuir o risco e aumentar a segurança dos pedestres, embora reconheçam que a tecnologia sozinha

Santiago, Chile - A fim de prevenir acidentes com os viciados em smartphones, a cidade de Concepción começou a experimentar um semáforo de chão para que os que não tiram os olhos da tela do celular possam saber quando atravessar uma rua. Neste projeto pioneiro no país, as luzes vermelhas e verdes foram instaladas nas calçadas do cruzamento das ruas Picaví com Calle Nueva, que estão conectadas aos semáforos tradicionais.
As autoridades, preocupadas com o alto número de acidentes na região, esperam diminuir o risco e aumentar a segurança dos pedestres, embora reconheçam que a tecnologia sozinha "não é suficiente".



O objetivo destes semáforos de chão é chamar a atenção de quem anda distraído olhando para baixo ou concentrado em seu celular mediante mensagens luminosas que são projetadas de baixo para cima. "Esta nova alternativa tem por objetivo entregar um novo insumo para proteger a vida de nossos estudantes. Esperamos validá-las e dizer que esta é uma alternativa útil. E, se for assim, gerar em novos cruzamentos uma massificação desta iniciativa", disse o intendente da cidade, Rodrigo Díaz, em comunicado.
Espera-se que com os novos semáforos gerem uma mudança no comportamento dos pedestres. Se o projeto, já realizado em países europeus como a Holanda, der resultados, as autoridades de Concepción estão dispostas a instalar este tipo de semáforo em outras partes da cidade. "Mas queremos pedir às pessoas que colaborem, porque por mais semáforos que sejam instalados, se não houver um respeito ao sinal de trânsito e à sinalização, isso não vai servir de nada", alertou o prefeito da cidade, Álvaro Ortiz.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação