Sinais de rádio 'peculiares' são observados de estrela a apenas 11 anos luz

postado em 18/07/2017 09:16
uma estrela na fase super gigante

Miami, Estados Unidos -
"Sinais muito peculiares" que chegam de uma estrela a apenas 11 anos luz de distância foram observados recentemente, informaram cientistas em Porto Rico.

O mistério tomou conta da Internet enquanto aumentam as especulações sobre a potencial descoberta de vida extraterrestre na estrela anã vermelha, conhecida como Ross 128. "Caso estejam perguntando, a recorrente hipótese dos extraterrestres está ao final de muitas outras explicações melhores", disse em um blog Abel Méndez, diretor do Laboratório de Habitabilidade Planetária da Universidade de Porto Rico em Arecibo.

Algo incomum foi percebido pela primeira vez em abril e maio, quando a equipe estudava uma série de estrelas anãs vermelhas pequenas e relativamente frias, algumas das quais se sabe que têm planetas ao redor.

A Ross 128 não é conhecida por ter planetas, mas "nos demos conta de que havia alguns sinais muito peculiares no espectro dinâmico de 10 minutos que obtivemos" dessa estrela, disse Méndez. Os sinais foram observados em 13 de maio às 00H53 GMT e "consistiam em pulsos quase-periódicos não-polarizados de banda larga com características de dispersão muito fortes", escreveu.

Há três explicações principais para esses estouros: podem ser emissões similares às erupções solares, podem ser emissões de outro objeto no campo de visão de Ross 128, ou poderiam vir de um satélite de órbita alta, escreveu Méndez.

Os cientistas do Observatório de Arecibo, junto com astrônomos do instituto de busca de vida extraterrestre SETI, utilizarão o Alien Telescope Array e o Green Bank Telescope para observar a estrela pela segunda vez no domingo. Os resultados dessas observações devem ser publicados no final da semana, disse.