Ciência e Saúde

Cientistas revelam a mãe, e o pai, de todas as flores

Os especialistas acreditam que as plantas terrestres emergiram de plantas aquáticas ancestrais há cerca de 470 milhões de anos - mais de três bilhões de anos depois da primeira forma de vida ter surgido

Agência France-Presse
postado em 01/08/2017 17:53
Tulipas
A primeira flor a aparecer ao longo do caminho da evolução vegetal, durante a época dos dinossauros, era uma hermafrodita com órgãos em forma de pétala dispostos em círculos concêntricos, disseram pesquisadores nesta segunda-feira (1/8).
A flor tinha órgãos reprodutores masculinos e femininos no centro, cercados por múltiplas camadas de "espirais" ou partes semelhantes a pétalas chamadas tépalas, dispostas em conjuntos de três por camada, escreveram os cientistas na revista Nature Communications.

A reconstrução, baseada no maior conjunto de dados de características de flores já reunidos - de 792 espécies existentes - desafia os pressupostos científicos de que a flor ancestral teria seus órgãos sexuais e "pétalas" dispostas em uma espiral.

A maioria das flores hoje tem quatro "espirais" - as folhas exteriores ou sépalas, seguidas pelas pétalas, que encerram os órgãos masculinos chamados de estames, com os órgãos femininos ou carpelos no centro.

A flor ancestral provavelmente não tinha sépalas e pétalas separadas, em vez disso, uma mistura entre os dois - em torno dos órgãos sexuais no centro.

Flores modernas com tépalas em vez de pétalas incluem tulipas e lírios.

"Os resultados são realmente emocionantes", disse Maria von Balthazar, especialista em morfologia floral da Universidade de Viena, que participou da pesquisa.

"Esta é a primeira vez que temos uma visão clara para a evolução precoce das flores em todas as angiospermas" - o termo científico para plantas floríferas.

Os pesquisadores ainda não sabem a cor da flor, o seu cheiro, ou seu tamanho - que provavelmente era menor que um centímetro de diâmetro.

[SAIBAMAIS]Os especialistas acreditam que as plantas terrestres emergiram de plantas aquáticas ancestrais há cerca de 470 milhões de anos - mais de três bilhões de anos depois da primeira forma de vida ter surgido, quando a Terra tinha cerca de um bilhão de anos.

A primeira planta com sementes provavelmente surgiu cerca de 320 milhões de anos atrás, quando havia animais diversos na terra e no mar, mas ainda não havia dinossauros, mamíferos ou pássaros.

Os fósseis mais antigos conhecidos de plantas com flores datam de cerca de 140 milhões de anos atrás - durante a era dos dinossauros, que foram extintos há cerca de 66 milhões de anos.

Desde então, a primeira flor evoluiu para ao menos 300.000 espécies, afirmou a equipe de pesquisa. As plantas com flores representam cerca de 90% de todas as plantas na Terra.

Em 1879, o cientista Charles Darwin descreveu o rápido aumento e diversificação das flores durante a era geológica do Cretáceo como um "abominável mistério".

A equipe combinou dados de DNA e uma vasta literatura sobre características de plantas para compilar uma árvore evolutiva detalhada que voltava até o último antepassado comum.

"A flor cresceu em apenas um tipo de planta, a espécie ancestral de todas as plantas floríferas vivas", disse à AFP o coautor Herve Sauquet, da Universidade Paris-Sul.

"De acordo com trabalhos anteriores, provavelmente era uma pequena árvore ou arbusto", acrescentou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação