Ciência e Saúde

Astronauta Peggy Whitson da Nasa regressa à Terra após 288 dias no espaço

Whitson, de 57 anos, foi a primeira mulher a comandar a Estação Espacial Internacional e é a astronauta mulher com mais caminhadas espaciais, entre outros recordes

Agência France-Presse
postado em 04/09/2017 10:25
Whitson, de 57 anos, foi a primeira mulher a comandar a Estação Espacial Internacional e é a astronauta mulher com mais caminhadas espaciais, entre outros recordes

Washington, Estados Unidos -
A astronauta da Nasa Peggy Whitson voltou à Terra neste sábado (4/9) após concluir uma missão de 288 dias no espaço, com a qual bateu um recorde como a americana com mais tempo acumulado fora do planeta.

Whitson, de 57 anos, foi a primeira mulher a comandar a Estação Espacial Internacional e é a astronauta mulher com mais caminhadas espaciais, entre outros recordes.

A bioquímica completa uma missão na Estação Espacial que começou em novembro de 2016, na que percorreu 196,7 milhões de quilômetros e realizou 4.623 órbitas em volta da Terra.

Estava previsto que Whitson e seus colegas tripulantes, Jack Fischer da NASA e Fyodor Yurchikhin de da agência espacial russa Roscosmos, aterrissassem no Cazaquistão à 01H22 GMT de domingo (22H22 de sábado em Brasília) a bordo de uma nave Soyuz MS-04.

Após seu retorno, Whitson terá acumulado 665 dias no espaço ao longo da sua carreira, mais do que qualquer outro astronauta em seu país.

Em sua missão mais recente, Whitson realizou experimentos com células-tronco humanas e amostras de sangue e cultivou couve-chinesa, segundo mostrou em sua página de Facebook.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação