Ciência e Saúde

Estudo mostra que ovelha Dolly não envelheceu antes do tempo

Segundo o estudo publicado na revista Scientific Reports, os problemas na articulação do joelho da ovelha que virou celebridade eram normais para a idade dela

postado em 24/11/2017 07:56

Segundo os pesquisadores, não há registro formal de osteoartrite em Dolly, apenas uma %u201Cbreve menção%u201D em um artigo submetido a uma conferência científicaResultados de um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Nottingham, na Inglaterra, e da Universidade de Glasgow, na Escócia, põem em xeque o que é considerado um dos grandes complicadores da clonagem: o risco de envelhecimento mais rápido do que o normal. Ao analisar o esqueleto da ovelha Dolly, cientistas descobriram que ela não sofria de osteoartrite relacionada à idade, o que fez com que fosse abatida em 2003, antes de completar sete anos.

Segundo o estudo publicado na revista Scientific Reports, os problemas na articulação do joelho da ovelha que virou celebridade eram normais para a idade dela. As radiografias mostraram que o alcance da doença não era ;incomum; para um animal concebido naturalmente de entre sete e nove anos de idade. Os exemplares da raça de Dolly, a Finn-Dorset, vivem geralmente até os 10 ou 12 anos, e ela foi abatida aos seis anos e oito meses.

Para chegar à conclusão, a equipe analisou raios X do esqueleto de Dolly, cujo corpo embalsamado está exposto no Museu Real da Escócia, em Edimburgo. Também foram considerados exames de imagem dos esqueletos de Bonnie, a filha de Dolly concebida naturalmente, e de Megan e Morag, ovelhas clonadas usando uma técnica diferente, cujos ossos também pertencem à coleção do museu escocês.



Segundo os pesquisadores, não há registro formal de osteoartrite em Dolly, apenas uma ;breve menção; em um artigo submetido a uma conferência científica. Registros de diagnóstico ou de exames feitos no animal não foram preservados. Os argumentos contra a associação entre clonagem e envelhecimento precoce ganham ainda mais força porque a mesma equipe publicou um estudo no ano passado, na revista Nature Communications, relatando que quatro cópias geneticamente idênticas de Dolly tinham envelhecido normalmente, sem sintomas de osteoartrite.

Irmãs saudáveis

[SAIBAMAIS]Debbie, Denise, Dianna e Daisy ; irmãs idênticas de Dolly, nascidas 11 anos depois ; foram feitas a partir da mesma linha celular de glândula mamária. Aos nove anos, nenhuma era diabética ou hipertensa, complicações também mais comuns com o envelhecimento. Apesar dos resultados, os estudiosos ressaltam que há limitações na pesquisa. Uma delas é o fato de que a análise foi feita nos ossos das ovelhas. A osteoartrite, porém, atinge toda a articulação, incluindo os nervos e a cartilagem.

Dolly foi criada por transferência nuclear de células somáticas, técnica que consiste em remover o núcleo contendo DNA de uma célula que não seja um óvulo ou esperma e injetá-lo em um óvulo não fertilizado cujo núcleo foi removido. O DNA maduro é reprogramado para o estado embrionário com a ajuda de um choque elétrico, e o óvulo passa a formar um embrião quase idêntico ao doador do DNA. A clonagem de animais é utilizada na pecuária, principalmente para criar reprodutores.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação