Ciência e Saúde

Carne, leite e ovo podem ajudar o câncer a se espalhar, mostra estudo

Cientistas descobriram que a asparagina, substância presente em alimentos como aspargos, carne vermelha, peixe, leites e ovos, pode fazer diferença no avanço do carcinoma

Sara Sane*
postado em 20/02/2018 06:00
Alimentos são ricos em asparagina, que também é produzida pelo fígado

Dietas balanceadas podem ajudar na luta contra tumores malignos. Entre eles o câncer de mama triplo negativo, um dos mais agressivos. Cientistas do Centro Médico Cedars-Sinai (EUA) e do Cancer Research UK (Reino Unido) descobriram que uma substância presente em alimentos consumidos diariamente pode fazer a diferença no avanço desse carcinoma. É a asparagina, encontrada em maior quantidade em aspargos, carne vermelha, peixes, leites e ovos. Reduzir o consumo desse aminoácido, mostra estudo divulgado na revista Nature, pode evitar a propagação da doença para outras partes do corpo.

Os testes foram feitos com roedores. ;Nós descobrimos que a atividade do aminoácido asparagina foi associada à metástase. Quando demos dietas com baixa asparagina para os ratos, ou os tratamos com o medicamento L-Asparaginase (que destrói a asparagina), a metástase foi reduzida;, conta Simon Knott, um dos investigadores. A hipótese da equipe é que, quando o tumor é primário, restrito à mama, a asparagina está fortemente associada à disseminação posterior dele.

Para o mastologista Marcelo Bello, diretor do Hospital do Câncer III, do Instituto Nacional de Câncer, o estudo é inovador na compreensão da disseminação da doença e pode abrir uma nova porta para o tratamento. ;Buscar o que influencia na disseminação do câncer é fundamental tanto no câncer de mama quanto em qualquer outro. Esse estudo demonstra mais um caminho em que poderemos atuar, além de novas possibilidades terapêuticas;, avalia.

Simon Knott, porém, ressalta que há muito a ser investigado. ;Não estamos prontos para declarar que mulheres com câncer de mama deveriam mudar suas dietas alimentares baseados nesse estudo;, ressalta. Segundo o autor, nos experimentos, o nível de asparagina foi associado à metástase, mas não houve evidência que permita afirmar que uma dieta com baixo nível do aminoácido é beneficial para humanos.

Como o aminoácido também é produzido pelo fígado, André Murad, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), acredita que, mesmo se confirmada a associação, seria mais fácil bloqueá-lo por medicamento do que por dieta. ;Já existe o remédio, inclusive;, justifica. Antes dos novos resultados, porém, o oncologista ressalta a importância de cuidar da dieta para se proteger de cânceres. ;É preciso evitar alimentação rica em gordura animal, alimentos industrializados e ricos em gordura trans. Esses são muito prejudiciais, cancerígenos e aumentam a taxa de recaída do tumor;, lista.

* Estagiária sob a supervisão da subeditora Carmen Souza

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação