Ciência e Saúde

Mergulhador divulga vídeo que exibe mar de lixo nas águas de Bali

O vídeo submarino filmado por Rich Horner esta semana mostra a sujeira em Manta Point, local muito procurado por mergulhadores nas proximidades da ilha grande de Bali

Agência France-Presse
postado em 08/03/2018 15:46
[VIDEO1]

Nusa Penida, Indonésia -
Um mergulhador britânico divulgou um vídeo sobre o problema do lixo no mar perto da ilha turística de Bali, com imagens assustadoras de dejetos de todo o tipo.

O vídeo submarino filmado por Rich Horner esta semana mostra a sujeira em Manta Point, local muito procurado por mergulhadores nas proximidades da ilha grande de Bali. O vídeo havia sido assistido quase um milhão de vezes na internet.

A cada ano, milhões de turistas viajam a Bali para visitar as belas praias do arquipélago. "As correntes do oceano nos trazem uma encantadora maré de águas-vivas, plâncton, folhas, galhos, ramos, etc (...) Oh e algum plástico", escreveu o mergulhador em sua página do Facebook.

Em seguida, uma onda de plásticos de todo tipo, garrafas, copos e canudos, domina a tela. "Sacolas de plástico, mais sacolas de plástico, plástico, plástico, tanto plástico", lamenta o britânico. A ilha indonésia, conhecida como um local paradisíaco, se tornou um símbolo da crise do lixo no país.

O problema aumentou a tal nível que as autoridades de Bali declararam no ano passado uma "emergência do lixo" em uma faixa costeira de seis quilômetros que incluía as populares praias de Jimbaran, Kuta e Seminyak.

Manta Point fica a 40 quilômetros da principal ilha de Bali. A Indonésia, um arquipélago de mais de 17.000 ilhas, é o segundo maior contribuinte do mundo na questão do lixo nos oceanos, atrás apenas da China, com um volume colossal de 1,29 milhão de tonelada métrica a cada ano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação