Especialistas vão debater desafios e soluções para o avanço do diálogo

Seminário dos Diários Associados e da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial reúne jornalistas, ministros e professores para debater desafios e soluções para o avanço do setor no país em meio à polarização da sociedade

postado em 23/02/2016 08:01 / atualizado em 23/02/2016 08:14

Especialistas da área da comunicação debatem amanhã, no auditório do Correio Braziliense, a história do diálogo e os desafios da área nos dias atuais. O seminário Dialogar para liderar é promovido pelos Diários Associados e pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) e tem inscrições abertas.

O ministro Edinho Silva, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, e Álvaro Teixeira da Costa, diretor-presidente do Correio, serão responsáveis pela abertura do evento, às 9h. A seguir, três rodas de debate serão mediadas pelo jornalista Caio Túlio Costa. A primeira contará com a presença de Adriano Machado Ribeiro, professor da Universidade de São Paulo (USP) e membro da Sociedade Brasileira de Retórica, para fazer uma genealogia do diálogo, a evolução ao longo dos séculos. Virginia Galvez, diretora da Secretaria de Comunicação do Senado; Eugênio Bucci, professor da USP, e Daniel Mangabeira, diretor de políticas públicas da Uber, serão os debatedores.

“Estamos sendo vitimados por uma radicalização e uma polarização de opiniões”, afirma Eugênio Bucci, professor e jornalista. “A radicalização não necessariamente é avessa ao diálogo. Mas, acompanhada de polarização, tende a ensurdecer as pessoas para os argumentos de quem pensa diferente. E a polarização é muito abastecida de desinformação”, completa.

Às 13h30, a segunda mesa do dia, Comunicação e os desafios do presente, trará como conferencista Paulo Marinho, presidente do Conselho Deliberativo da Aberje, além dos debatedores Eduardo Ariel, coordenador da ESPM Rio; e o advogado Rubens Naves. A partir das 16h, na última rodada de discussões, Brasil e Democracia: Novos paradigmas para o diálogo e a liderança, o professor de filosofia da USP e ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro debaterá com Luiz Carlos Azedo, colunista do Correio, e Francisco Viana, diretor-presidente da Hermes Comunicação.

O encerramento será feito por Hamilton dos Santos, diretor-geral da Aberje, que falará acerca da comunicação, diálogo e relacionamento entre os públicos. “A palavra diálogo virou um lugar-comum, uma receita para qualquer problema institucional. Convencionou-se dizer que temos que dialogar mais, desde o aspecto da vida comum até o institucional”, explica Santos sobre as motivações do evento. “Vemos que o diálogo é sempre respeitado, mas não tem funcionado como remédio. Pretendemos nos qualificar e qualificar a sociedade, com mais respeito na inclusão do outro, além de questões mais técnicas que qualificam o repertório”.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (61) 3214-1554 ou pelo e-mail dialogarparaliderar.cb@gmail.com. Confira a programação:

Realização

  • Correio Braziliense
  • aberj

Apoio

  • aba

Patrocínio