Diversão e Arte

Duas obras inéditas de Mozart são apresentadas na Áustria

postado em 02/08/2009 16:22
Salzburgo - A Fundação Internacional Mozarteum de Salzburgo, no norte da Áustria, apresentou neste domingo duas obras para piano inéditas de Wolfgang Amadeus Mozart. "Os serviços de pesquisa da Fundação Internacional Mozarteum de Salzburgo identificaram duas composições, que estavam em seu poder há algum tempo, como sendo obras do jovem Wolfgang Amadeus Mozart", indicou a Fundação.

As duas obras musicais para piano, um concerto de quatro minutos e um prelúdio de um minuto, foram interpretadas neste domingo numa apresentação para a imprensa no próprio piano-forte de Mozart, na casa onde sua família morou em Salzburgo, sua cidade natal.

As composições foram executadas pelo pianista austríaco Florian Birsak, que também é natural de Salzburgo.

Pesquisa


A missão da Fundação Internacional Mozarteum é preservar a herança do compositor, realizar pesquisas sobre a sua obra e organizar concertos. Algumas obras inéditas de Mozart foram descobertas nos últimos anos, para deleite de seus admiradores.

Em setembro de 2008, uma biblioteca de Nantes, no oeste da França, havia revelado uma composição inédita do austríaco, autenticada pela Fundação Internacional Mozarteum, que permaneceu sem identificação em seus arquivos durante mais de um século.

Em 2006, ano do 250; aniversário de nascimento do compositor, outra obra para piano, um allegro, provavelmente escrita por Mozart quando ele tinha entre seis e treze anos, foi encontrada em Salzburgo.

Wolfgang Amadeus Mozart, nascido em Salzburgo em 1756, começou a compor obras aos cinco anos de idade. Até sua morte, em 1791, criou alguns dos concertos, sinfonias e óperas mais famosos da história da música.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação