Diversão e Arte

Entrevista - Harald Kosik, do Haydn Eisenstadt Trio

postado em 06/08/2009 08:17
Por que Haydn?
Minhas mãos não são boas para Tchaikovsky ou Rachmaninof, não são muito fortes. Mas posso tocar muito rápido. Claro, posso tocar Tchaikovsky e outras coisas, mas acho que as mãos precisam ser outras. Se você ver os pianistas russos eles têm muito mais poder nas mãos. Alcançam 19 ou 20 notas. Eu posso pegar 10 notas. Mas posso tocar muito rápido, como Haydn gostaria.

Como prefere tocar Haydn?
[SAIBAMAIS]Fazemos um Haydn muito ofensivo, tocamos o mais rápido que podemos. O mais importante no piano trio é que o pianista precisa tocar o mais rápido possível nos pianos modernos, mais que nos antigos. Na Embaixada da Áustria tem um piano feito em 1916 e nele não é possível tocar tão rápido quanto num Steinway, mas vamos ao limite porque acho que Haydn gostaria isso. O desenvolvimento do piano naquela época era muito rápido e ele compôs para novos instrumentos. Essa é uma das razões de eu gostar tanto.

Como Haydn ainda é moderno e contemporâneo?
Ele nos deu um leque enorme de coisas. Criou o quarteto de cordas, inventou o trio com piano, as sonatas, as sinfonias com novos estilos e essa foi a razão de ser professor de figuras como Beethoven e Mozart. Ele influenciou toda a cena de sua época, mas não ficou famoso como Mozart, porque Mozart era o rei da ópera. Haydn não fez muitas óperas. Não que a música dele não fosse boa mas ele não era muito talentoso em fazer grandes roteiros e libretos. Mozart era incrível nos libretos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação