Diversão e Arte

Na festa dos 21 anos, a Fundação Palmares organiza uma maratona de shows e oficinas

postado em 17/08/2009 09:04

Desde a época das colonizações europeias, há quatro séculos, a cultura africana deixa marcas profundas na vida de países da América Latina. No entanto, o Brasil ainda conhece pouco sobre a arte negra dos vizinhos sul-americanos. Essa distância começou a ser encurtada nos últimos anos. Não à toa, uma das principais das metas da Fundação Cultural Palmares ; entidade pública vinculada ao Ministério da Cultura ; é o estímulo ao intercâmbio afro-latino. "O Brasil sempre fez mais interface com a África que com os países irmãos. A herança africana é a matriz de todos eles, mas temos que perceber e aceitar as diferenças, que se deram de uma maneira muito forte", observa Elísio Lopes Júnior, diretor de fomento e promoção da cultura afro-brasileira.

O grupo Samba Roda Suerdieck, do Recôncavo baiano: herança africanaPara comemorar os 21 anos de atividades, a fundação organiza uma semana de espetáculos, exposições e oficinas. A maratona dá ênfase ao encontro entre artistas brasileiros e uma delegação de 30 representantes de comunidades negras da Colômbia, do Equador e do Panamá. Entre eles, um trio de músicos do grupo Benkos Kusuto, área colombiana de remanescentes de quilombos. Exclusivamente para o evento, que começa hoje e se estende até sábado, os convidados internacionais formaram o coletivo Entre dos Mares, que se apresenta amanhã às 18h na área externa da fundação, no Setor Bancário Sul. "É uma diversidade enorme de manifestações culturais, com semelhanças e contradições entre um país e outro", comenta Elísio.

O diálogo promete frutos. Antes mesmo de chegar ao país, a comitiva latina já pediu vagas para participar de oficinas de percussão brasileira. "Apesar de eles usarem as mesmas bases de instrumentos, a abordagem da percussão é totalmente diferente. As matrizes são as mesmas, mas há uma outra rítmica. Este é o momento de passar os ritmos afro-latinos para os músicos brasileiros", explica.

Os shows, todos com entrada franca, serão realizados num palco circular ao ar livre. "O público vai assistir a manifestações populares de todo o Brasil. As pessoas ficarão de pé e poderão interagir com os artistas", explica o diretor. A programação foi definida para passar em revista os 21 anos da entidade, presidida por Zulu Araújo. "Tentamos reunir um conjunto de pessoas e espetáculos que fazem parte da história da fundação", diz Elísio. Grupos como o Samba de Roda Suerdieck, do Recôncavo Baiano, e o Jongo da Serrinha, do Rio de Janeiro, já participaram de ações da Palmares.

Mais de 10 grupos de dança e música regionais entram na festa com samba, maracatu, congo, capoeira e cortejos que preservam tradições populares. O encerramento, sábado às 21h, será no Teatro Nacional, com desfile de moda afro e show de Luiz Melodia e Lazzo Matumbi. Na cerimônia, será entregue o Troféu Palmares, uma homenagem a personalidades que se destacam na luta contra o preconceito e a favor da igualdade racial. Este ano, o prêmio fica com mulheres: a religiosa e ativista social Mãe Beata de Iemanjá (Beatriz Moreira Costa) e a professora, escritora e ex-deputada federal Esther Grossi, autora da lei que instituiu a obrigatoriedade do ensino da história e cultura da África e dos afro-brasileiros.

Não perca

ENTRE DOS MARES: ENSAMBLE MUSICAL DE COLOMBIA, ECUADOR Y PANAMÁ

O grupo, formado por artistas da Colômbia, do Equador e do Panamá, que se apresentam durante a semana, tem a proposta de integrar a música afro dos três países, com influências latinas.
Amanhã, às 18h.

SAMBA DE RODA SUERDIECK

Um dos mais antigos grupos de samba de roda do Recôncavo Baiano. Liderado por Dalva Damiana, foi fundado em 1958 por funcionárias da fábrica de charutos Suerdieck. No intervalo do trabalho, elas cantavam rimas com pedaços de madeira e sobras de caixas. Sexta-feira, às 13h.

BENKOS KUSUTO

Representante do Palenque de San Basílio (localizado na costa do Pacífico colombiano), o trio reúne percussionistas da comunidade. Hoje, às 18h.

CONTOS DO CONGO

O grupo começou as atividades em 2006, sempre divulgando as origens do congado mineiro. Mantém viva a verdadeira Folia de Reis. Sexta-feira, às 13h.

21 ANOS DE FUNDAÇÃO PALMARES
De hoje a sábado, no platô e no auditório da Fundação (Setor Bancário Sul, quadra 2, lote 11). Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Programação:


; Segunda (17/08)



9 às 17h - Oficina de Percussão - Mário Pam - Galpão FUNARTE

9 às 10h - Abertura Solene do Aniversário da Fundação Cultural Palmares - Auditório FCP

10 às 12h - Abertura da Exposição: Negrice Cristal, do fotógrafo Januário Garcia e Café da manhã - Espaço Cultural Palmares

10 às 12h - Oficina Chula ; Roberto Mendes - Auditório FCP

18 às 20h - Mostra Cultural ; Jongo da Serrinha;Rio de Janeiro, Grupo Benkos Kusuto de la comunidad del Palenque de San Basílio (Colômbia) - Platô da FCP



; Terça (18/08)



9h às 11h - Oficina de Percussão Mário Pam - Galpão FUNARTE

9h às 11h - Oficina Chula ; Roberto Mendes - Auditório FCP

18 às 20h - Mostra Cultural ; Maracatu do baque solto;Pernambuco e ;Entre dos mares: ensamble musical de Colombia, Ecuador y Panamá; - Platô da FCP



; Quarta (19/08)



9 às 18h - Oficina de Percussão ; Mário Pam - Galpão FUNARTE

18 às 20h - Mostra Cultural ; Tambor de Crioula, Grupo Bahía Trio (Colômbia) e cantora convidada. - Platô da FCP



; Quinta (20/08)



9 às 18h - Encontro de Mestres de Capoeira - Auditório FCP

9 às 17h - Oficina de Percussão Mário Pam - Galpão FUNARTE

18 às 19h - Mostra Cultural ; Roda de Capoeira ; Mestre Cláudio - Platô da FCP



; Sexta (21/08)



10h - Cortejo da Lavagem ; Terreiro Ilê Ase Ode Onisegum ; Pai Ribamar - Platô da DEP

11h - Resultado da Oficina de Percussão - Platô da FCP

12h - Degustação de Comida Afro-Brasileira - Platô da FCP

13h - Mostra Cultural ; Samba de Roda Suerdick;Bahia, Congada Contos do Congo;Minas Gerais - Platô da FCP



; Sábado (22/08)



9 às 12h - Oficina de Ritmos Afro del Caribe y el Pacífico - Galpão da Funarte

21h -

Desfile de Moda ; Estilista Rodinei , de Minas Gerais

Abertura: ;Entre dos mares: ensamble musical de Colombia, Ecuador y Panamá;

Entrega do Troféu Palmares

Show Luis Melodia e Lazzo Matumbi - Teatro Nacional

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação