Diversão e Arte

Conheça as atrações da Biblioteca Demonstrativa de Brasília

postado em 22/08/2009 09:30
[SAIBAMAIS]A lembrança do primeiro encontro ainda está fresca na memória. Foi há exatamente 25 anos atrás, quando um grupo de senhoras amigas passou a se reunir, religiosamente, na Biblioteca Demonstrativa de Brasília (BDB). (1)Acabava de nascer, naquele momento, o Clube das Donas-de-Casas. ;Eu conhecia várias colegas e queria fazer alguma coisa por elas. Daí surgiu a ideia de criar um grupo de leitura;, conta Conceição Salles, desde 1983 coordenadora do espaço. ;Nunca pensamos que o grupo fosse durar tanto tempo. O negócio é que entrava gente e ninguém mais queria sair. Algumas participantes são do primeiro encontro, muitas ali viraram grandes companheiras;, festeja a coordenadora, que rebatizou o clube de Grupo de Atualização da Mulher.

Composta por 56 integrantes, as reuniões, realizadas todas as quartas-feiras, hoje são turbinadas por uma série de palestras com temas voltados para o universo feminino. Convidados importantes da cidade e for a dela já marcaram presença no clube. ;São debates super atuais e participativos;, explica Conceição Salles.

Prestes a completar 25 anos, o encontro das senhoras é só mais uma série de serviços oferecidos pela Biblioteca Demonstrativa de Brasília (BDB) ; instituição fundada em 1970 ; à comunidade. Muitos deles, completamente desconhecidos pelo grande público. Em uma rápida olhada no site da biblioteca, por exemplo, é possível notar uma infinidade de atrações distribuídas em tentáculos que vão desde atividades musicais, passando por aulas de reforços, a cursos e oficinas de graça. ;A biblioteca sempre esteve tentando fazer o melhor para a comunidade;, destaca Conceição. ;O que acontece é que muitos não sabem que o espaço é aberto para a cidade;, lamenta.

E o mais curioso é que todos os projetos e iniciativas apresentam resultados positivos. Um desses projetos que dão vida ao espaço são as exposições de artes plásticas, voltadas para apresentação de obras de artistas locais e a exposição temática, que, ao longo do ano, homenageia datas, temas e personalidades importantes da cultura brasileira. O destaque deste mês é a comemoração do centenário de nascimento do poeta popular cearense Patativa do Assaré,(2), com a exposição Ave Patativa. A mostra, que tem curadoria de Assis Agnelo, é uma réplica da exposição realizada recentemente na Casa da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Hoje, às 10h, o público poderá conferir a exibição do documentário Patativa do Assaré ; Ave Poesia, dirigido por Rosemberg Cariry (Corisco e Dadá). (confira outros horários de exibição do filme no site da BDB).

Outro bom exemplo de iniciativa bem sucedida no espaço é o projeto didático-pedagógico Bibliomúsica, há 15 anos em atividade no espaço. A criação desse encontro foi motivada, segundo Conceição, pela necessidade de aliar o gosto pela música com a informação. ;Foi uma forma que encontrei de divulgar o setor de partituras;, comenta a coordenadora, que tem na figura do instrumentista Hamilton de Holanda (3)seu mais importante divulgador do projeto. ;Todo ano, quando chega agosto, ele já me manda um e-mail agendando sua apresentação. É a responsabilidade dele com Brasília;, observa Conceição, que doa o dinheiro arrecadado com ingressos da apresentação para a Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadora de Câncer e Hemopatias (Abrace).

Em vigor no espaço desde 1995, o projeto Tira-dúvidas é a alegria dos alunos de ensino médio atormentados pelas disciplinas escolares. Ali, todos os dias, os estudantes que tiverem dificuldades com matérias como física, química, matemática e língua portuguesa, têm sempre à mão um professor de plantão para tirar dúvidas. ;São todos voluntários e a turma adora. É difícil de não encontrar a sala cheia;, explica.

Orgulhosa do trabalho pioneiro que vem implementando no espaço há 26 anos, Conceição Salles encontra na resposta da comunidade, que prestigia em peso aos eventos e serviços oferecidos, o reconhecimento de suas iniciativas. ;Esse retorno, de alguma forma, é um reconhecimento da paixão que tenho pelo lugar;, diz.

1 - Ponto de referência
Vinculada à Fundação Biblioteca Nacional, órgão do Ministério da Cultura, a Biblioteca Demonstrativa de Brasília é uma instituição de grande inserção na comunidade. Fundada em 1970, o espaço recebe uma média de 1.500 visitantes por dia. Atualmente a biblioteca tem 49 mil leitores cadastrado para empréstimos, oferecendo um acervo de aproximadamente 100 mil títulos. Em 2005, a primeira-dama norte-americana Laura Bush visitou a Biblioteca Demonstrativa, criando o acervo de língua inglesa Elizabeth Bishop.


2 - Canto do poeta
Patativa do Assaré é um importante nome da cultura nordestina. Poeta popular, compositor, cantor e improvisador Antônio Gonçalves da Silva, conhecido por Patativa do Assaré, nasceu em Serra de Santana, pequena propriedade rural localizado no município de Assaré, no Sul do Ceará. O pseudônimo que o tornaria conhecido em todo país decorre do fato de que, para muitos, a sua poesia é comparável à beleza do canto dessa ave.

3 - Príncipe do bandolim
Carioca de nascimento, Hamilton construiu sua carreira de virtuoso instrumentista em Brasília, onde morou por longo período. Eleito o ;príncipe do bandolim; pela imprensa francesa, o artista tem o nome intrinsecamente ligado ao choro brasileiro.

; Atrações

Telecentro
Uma parceria com o Ministério da Cultura irá fornecer ao Telecentro Comunitário Cassiano Nunes, 10 novos computadores com acesso gratuito. Os interessados podem acessar o sistema de
segunda a sábado a partir das 8h, mediante a apresentação da carteirinha de associado ou documento de identificação. Atualmente, o espaço está passando por reforma.

Poesioteca
Realizado mensalmente toda terceira terça-feira do mês, das 19h às 21h, na Sala de Multiusos, o projeto promove debates sobre temas relacionados à cultura, rodas de poesias com poetas e simpatizantes da arte e a presença de um convidado de destaque. A entrada é franca.

Quintas sonoras
Como o nome indica, todas as quintas-feiras, às 12h30, o público tem oportunidade de acompanhar uma apresentação de concertos musicais didáticos. O encontro é realizado na Galeria de Artes da Biblioteca e os convidados são sempre professores e alunos da Escola de Música de Brasília (EMB). A entrada é franca. ;Engana quem pense que esse horário é um empecilho para acompanhar as apresentações. Sempre lota;, revela Conceição Salles. Acompanhe a programação no site da BDB.

Terça Literária
Mais nova iniciativa criada no espaço, o projeto, realizado também no horário do almoço, entre 12h30 e 13h30, no Espaço Cultural, consiste em criar um clima de socialização e entretenimento informativo a partir de bate-papo com autores.

Concurso literário
Com a ideia de incentivar a criatividade literária e o apreço à leitura, a Seção de Infanto-Juvenil da BDB promove todos os anos o Colinju ; Concurso Literário Infanto-Juvenil, dedicado a crianças dos 7 aos 15 anos. O tema é escolhido anualmente, sempre relacionado com fatos atuais. Dentro do projeto a BDB realiza também o concurso Leia Mais, com prêmios ao associado que ler mais livros ao logo do ano.

Cursos e oficinas
Temas como biblioteconomia, restauração de livros, oratória, xadrez, história, português e literatura são abordados em oficinas e cursos ao longo dos anos em diversos dias e horários diferentes. (Confira a lista no site). A instituição aceita sugestões dos usuários para a criação de novos encontros. Informações pelo site ou pelo telefone 3244-3015.

Eu e minha escola
Teatro Infantil, histórias contadas por professores especialistas e visitas guiadas, são alguns das atividades oferecidas pelo projeto que tem o intuito de apresentar ao interessados como a instituição é um local agradável de ser frequentado. As escolas interessadas em participar do programa pode agendar visitas no 3443-2489.

Gibiteca Jô Oliveira
Inaugurada em 2003, no Dia da Criança, a gibiteca abriga acervo com mais de 4 mil gibis, grande parte doado por um colecionador anônimo que frequentava o espaço desde criança. Com a ideia de manter o acervo renovado a BDB está aberta para mais doações de histórias em quadrinhos.

Escritores de Brasília
Criada há seis anos, a estante Escritores de Brasília reúne um acervo de quase 900 títulos, de mais de 300 escritores da cidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação