Diversão e Arte

Leia entrevistas com o diretor Daniel Filho e o ator Nelson Xavier

Ricardo Daehn
postado em 23/08/2009 07:50
; Daniel Filho (diretor de Chico Xavier)

No processo de pesquisa do filme, em algum momento, vocês levantaram alguma posição contrária à imagem do Chico Xavier? Há como contestá-lo, desconfiar do que ele afirmava fazer? O que os céticos podem esperar?

Discutir fraude com Chico Xavier é uma bobagem. Você pode discutir porque os fenômenos aconteciam. A paranormalidade dele pode até ser uma antena de física quântica. Isso, porém, acontecia com essa pessoa. Se ele falava com mortos ou desencarnados a discussão é ampla e infinita.

Qual a expectativa que se pode ter em relação à futura minissérie, realizada simultaneamente por vocês?

[SAIBAMAIS]A TV Globo está no projeto por causa da minissérie. O cinema tem linguagem totalmente diferente da tevê. Como a trama é extensa, ao longo da montagem, várias histórias foram suprimidas ou estão em menor escala no filme. Nesse sentido, o aspecto episódico do roteiro facilitará os futuros trabalhos para o produto televisivo.

Chico Xavier gostava de cantores populares como Fábio Jr. e Roberto Carlos. Isso estará refletido na trilha sonora do filme?

Quanto à música, ela será feita pelo Egberto Gismonti. Teremos a Bacchiana Brasileira n; 1 (de Villa-Lobos) e algo de Beethoven. Possivelmente, haverá espaço para alguma música popular feita para ele, mas isso não está garantido.

Algum valor teu foi modificado, na feitura do filme?

Não. Como me aprofundei mais no ser humano, logicamente, passei a conviver mais com traços da mente dele. Mas, estive mesmo preocupado em entender o pensamento dele e não de traí-lo.

; Nelson Xavier (ator de Chico Xavier)

Houve uma declaração do outro intérprete do Chico (Ângelo Antônio), que diz tê-lo construído assexuado e até, levemente, feminino. Isso é andar no fio da navalha? Nesse sentido, o senhor também puxou para esse lado, ou não?

Não. Não consigo chamá-lo de assexuado. Tenho a impressão de que ele nunca cumpriu nada sexual, nunca viveu o sexo. Acho que, nem mentalmente, ele teve vida sexual. Não sei a que atribuir, mas, evidentemente, vivia num plano em que falar de sexo é realmente complicado. Não acentuei nem retirei nada. Fiquei indiferente a isso. Não o vejo feminino. Embora, Ângelo e eu tenhamos trabalhado muito juntos. Nos observamos, mutuamente, para ficarmos numa faixa próxima. Cada um sentindo o Chico do seu jeito, mas tentando não se afastar dos limites do outro.

Há o risco do endeusamento da figura do Chico Xavier?

Estamos com propósito de simplesmente contar a vida dele. Basta. Porque ele é um homem tão santificado que não precisa aumentar, não precisa pôr adjetivo, é só falar dele. Não há nenhum exagero, nenhum superlativo, não há nada.É simplesmente a história dele.

Deixar o personagem vai ser uma experiência diferente das libertações outros personagens?

Completamente. Como dizia o Ziembinski, os atores vão pegando retalhos, pedaços dos personagens, chega no fim da carreira, tá uma verdadeira colcha... Mas, acho que ele foi tão forte, tem sido tão forte, que eu não vou mais ser o mesmo depois. Vou ser uma pessoa muito melhor. Isso sem dúvida nenhuma, muito melhor. Ele me mostrou coisas que eu não posso mais ignorar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação