Diversão e Arte

A diva do meu pesadelo

postado em 21/09/2009 11:26

Chico Neto

Dia desses acordei tentando gritar socorro, sentindo dificuldade de articular a palavra inteira ; sabe aqueles sonhos ruins em que na hora do aperto a gente não consegue gritar? Sonhei que era perseguido por ser testemunha absolutamente involuntária de um crime. ;Fala logo, cadê aquele chip?;, me perguntou alguém com olhos puxados ; sem patrulha, hein, moçada, porque não identifiquei a origem e portanto não posso ser acusado de insinuar nada contra nenhuma etnia específica. Em vão, tentei argumentar que não sabia de chip nenhum, e aí me sedaram e iam furar meus olhos, como estavam fazendo com várias pessoas, também sedadas, num lugar que parecia sala de aula. ;Credo!”, pensei. Pesadelos são raros em minha rotina. E, antes de arriscar uma leitura psicanalítica de tamanha bizarrice, me dei conta: a culpada é ela ; a Hiena da novela Amanhã é para sempre, é claro. Assim, mais uma vez trago a anti-heroína Bárbara Grieco a este espaço.

Amanhã é para sempre estreou no CNT dia 7 deste mês ; portanto, tem menos de duas semanas no ar ;, mas já está dando o que falar. O dramalhão é fartamente impregnado de todos os sinais que identificam o jeito mexicano de fazer novela (ou da peculiaridade mexicana de prender um telespectador na frente da tevê quando exibe uma dessas histórias caricatas de nascença). E uma das características capazes de arrebatar audiência é a feroz objetividade dos argumentos da maioria das tramas. Não tem enrolação: a história já está clara até antes da estreia.

Assim é que, em pouco mais de uma semana no ar, Amanhã é para sempre já botou todas as cartas na mesa. Ou, pelo menos, as mais importantes. Pois não é que, nesse curto espaço de tempo, já se passaram nada menos do que 15 anos no universo fantástico que constrói o fio central da história? O cetro da maldade continua sendo de Bárbara Greco (Lucero), a Hiena, mulher bela, sedutora e inteligente que, a mando de um vilão central, entrou suavemente no mundo do rico fazendeiro e empresário Gonzalo Elizalde (Rogerio Guerra) com o objetivo de destruir, pouco a pouco, seus negócios e sua vida. E a Hiena pega pesado.

A peça chave dessa trama, a pessoa que sabe do terrível segredo de Gonzalo e também dos nefastos objetivos da Hiena, bem como da existência de seu mentor, era a governanta da família Elizalde, Soledad (Maria Rojo). E essa foi uma das primeiras da lista da Hiena. A governanta foi afastada da família, por intrigas da Hiena, e acabou morrendo de desgosto. Num capítulo desta semana, apareceu a cena do enterro dela em clima secreto: quem presenciasse o ato também poderia morrer. No mesmo capítulo, aparece a menina Liliana (Dominika Paleto) internada num manicômio ; tudo armação da Hiena. Liliana, no primeiro capítulo, era moça rebelde que vivia trancada no quarto ouvindo Girls just wanna have fun na voz de Cindy Lauper.

Entendeu a nascente de meu pesadelo? Pois então. Por essas e outras, volto a recomendar: dê uma olhadinha em Amanhã é para sempre. Quando pouco, vai dar risada com tanta malvadeza estilizada, frases de efeito que parecem construídas para divertir e fazer a alegria de quem, como eu, nutre profundo apreço pelo ridículo. Tevê não é entretenimento? Experimente o grotesco da CNT. Amanhã é para sempre, inédita no Brasil, nesses termos é um verdadeiro primor. Em tempo: o subtítulo dessa preciosidade, pelo menos no site da emissora, é ;Porque o amor supera todos os obstáculos;. E, enquanto isso, na chamada emissora número um, a nova novela do horário nobre dá sinais de que vai demorar muito para acordar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação