Diversão e Arte

10 atos da Fantasia Coreana

postado em 15/10/2009 07:00
A Companhia Nacional de Dança da Coreia se apresenta em Brasília hoje (quinta) e amanhã (sexta) na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional. Eles apresentarão o espetáculo Fantasia coreana. Conheça a seguir os 10 atos que constituem o espetáculo:


1; ATO - Castelo
Manhã chegou ao castelo e a rainha inicia seu dia, ocupada ao lado das senhoras da corte. A rainha se veste e é saudada por suas Senhoras e em seguida cumprimenta o rei. Ao redor do castelo, dragões e tigres protegem o castelo ao espantar os maus espíritos, conforme o dia atribulado das damas da corte é realizado com uma dança Hansam.

2 ; ATO - Ministros
Os ministros do castelo, que servem ao rei e realizam diferentes tarefas para manter o estado em ordem são os personagens principais. Este segmento é realizado por todos os homens, e mostra os ministros se enfrentando frente a frente com seus argumentos e política com uma dança forte e masculina. Usando Abak (um tipo de tambor pequeno), eles expressam movimentos de dança moderna e minimalista.

3 ; ATO - Janggochum (Dança do Tambor em forma de Ampulheta)
A dança folclórica realizada nos festivais locais em toda a Coreia. Janggo é um tambor em forma de ampulheta que é usado em bandas de percussão de agricultores, o tambor fica amarrado sobre os ombros dos músicos que batem em ambas as extremidades, enquanto dançam com movimentos ágeis sincronizados ao tempo para o fluxo e refluxo de variados padrões rítmicos. As rápidas mudanças de formação do grupo ajudam a construir um estado de espírito do festival. A dança mostra elegância e força.

4 ; ATO - Dangae Hakchum (Dança da Garça)
A famosa Dança da Garça Dongnae tem sido repassada entre os funcionários locais e aqueles que buscam prazer que costumavam freqüentar o distrito de Dongnae. A dança normalmente se iniciava espontaneamente, por pessoas que geralmente estavam vestidas com um casaco cinza e chapéu preto, o traje padrão durante a Dinastia Chosun. Já que a roupa e os movimentos se assemelhavam a uma garça, a dança ficou conhecida como a Dança da Garça.

5 ; ATO - Buchechum (Dança do Leque)
Criada em 1940 pelo célebre dançarino coreano, Choi Seunghui, Buchechum foi originada dos rituais praticados no xamanismo. Trajes coloridos e Buches, leques de mãos, são dispostos em uma bonita seqüência espacial. Buchechum foi apresentada ao mundo pela primeira vez em 1968. Na delegação coreana cultural para a Cidade do México nos Jogos Olímpicos, os dançarinos chocaram o mundo com seus movimentos com leques. Desde a sua primeira estréia mundial, a dança tornou-se um repertório típico da dança tradicional coreana. A nova versão do Buchechum da coreógrafa Bae Jung-hye se afasta do estilo dos movimentos tradicionais. Ele enfatiza a unidade dos leques e dos corpos em linhas belas e elegantes.

6 ; ATO - Música de Amor
A história de Chunhyang é a história de amor mais amada pelos coreanos. O conto é sobre dois jovens amantes que superaram a muralha da diferença de classe e esta produção irá ilustrar a beleza de seu amor no palco.

7 ; ATO - O Espírito de Shilla
Esta é uma dança original que retrata o treinamento de espada dos jovens guerreiros de Shilla que foram a força motriz da unificação dos três estados. A dança da espada de madeira dos jovens é enérgica com movimentos organizados e habilidades intrincadas de artes marciais. A dança da espada longa, realizada por homens, é uma dança vibrante e espetacular que expressa o espírito e a coragem dos guerreiros de Shilla.

8 ; ATO - Neve de Primavera
A música ;Sounds of the Night; nos remete a uma cena onde alguém está em pé sob o luar, à espera de uma pessoa, em um lugar tranqüilo, onde apenas o vento passa. ;Primavera de Neve; é uma dança que expressa a harmonia entre a flora e o corpo, com as flores sendo mensageiras do espírito da terra e do amor do céu.

9 ; ATO - Buponoli
(tocando com um Bupo, um chapéu com um acessório grande e branco)
Um dançarino vestindo um Bupo move a cabeça e o corpo para expressar sua paixão e tristeza.

10 ; ATO - Samgomu. Ogomu (Dança dos Cinco Tambores)
Dançarinos batendo três jogos de cinco tambores de acordo com a coreografia espetacular de Yi Maebang vão tocar e explorar o seu lado interior. Embora a Coreia tenha muitas danças executadas com tambores, o Samgomu & o Ogomu, ao reunir vários tipos de tambores em uma dança, expressa a beleza do fluxo rítmico e equilíbrio único do senso de ritmo coreano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação