Diversão e Arte

Projetos do maestro Jorge Antunes

postado em 20/10/2009 07:10
1 ; Instalação sonora É proibido proibir
Está em cartaz até hoje, na Galeria de Bolso da Casa de Cultura da América Latina (CAL), no Setor Comercial Sul, a instalação É proibido proibir música cuitecnológica sonora. No espaço, o observador se depara com uma disposição harmoniosa de cuités, alto-falantes, objetos de acrílico e cilindros. Signos tradicionais da música, tais como a fermata e as colcheias, complementam a composição espacial, com suas materializações gigantes, construídas com cuités (cuia, abóbora-menina ou cabaça). Na cultura popular ele dá origem às caixas de ressonância do berimbau, às cuias para as beberagens e a outros utensílios utilitários e estéticos.

2 ; DVD Ópera Olga
Pré-estreia do DVD da Ópera Olga, composta pelo maestro, que foi apresentada em 2006, no Theatro Municipal de São Paulo. A exibição acontece no dia 26 de outubro, na Sala da Congregação da Escola de Música da UFRJ, no Rio. Mas o lançamento do DVD está previsto para 2010, em edição da Editora da Universidade de Brasília, com o apoio do Theatro Municipal e da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

3 ; Estreia do poema sinfônico O Massapê Vivo
A obra vai ser apresentada durante o Concerto de Abertura da XVIII Bienal de Música Contemporânea Brasileira, no Rio de Janeiro, no dia 23 de outubro e faz uma homenagem ao ceramista pernambucano Mestre Vitalino, que se fosse vivo, estaria completando 100 anos de idade. A obra será interpretada pela Orquestra Sinfônica Nacional, sob a regência do maestro Lutero Rodrigues e tem convites para ser encenada também na Paraíba e em Pernambuco, terra de Vitalino.

4 ; Lançamento do CD Poeticus, pela Academia Brasileira de Música
O disco traz composições de Antunes para orquestra e já foi lançado no Rio. Em Brasília, o maestro negocia para que seja lançado, em breve, na livraria Dom Quixote, no CCBB. A capa do álbum é uma tela pintada por Jorge Antunes cuja temática é justamente a poesia, a utopia e o sonho. Um outro CD nos mesmos moldes, Coloratus, faz a junção entre a música e as cores e deve ser finalizado logo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação