Diversão e Arte

Cozinha do cerrado

Começa hoje a quinta edição do Festival Gastronômico e Cultural de Pirenópolis, que até domingo oferecerá ao público uma grande variedade de receitas baseadas nos produtos da região

postado em 19/11/2009 07:00

Idealizadora do evento, Márcia Pinchemel aposta no catulé goiano para atrair o públicoAs ruas estreitas e os casarões da pequena Pirenópolis serão invadidos por aromas e sabores do cerrado. Durante quatros dias, as conversas do cotidiano vão ser substituídas pelo papo de quem experimentou o quê ou qual será a próxima degustação. Se você conhece a cidade do interior de Goiás ou precisa de motivos para conhecê-la, aí está a desculpa perfeita para pegar o carro e percorrer os 140km. A quinta edição do Festival Gastronômico e Cultural de Pirenópolis começa hoje e termina no domingo. Chefs brasilienses, estrangeiros e de outras partes do Brasil vão se reunir para preparar um verdadeiro banquete em homenagem à gastronomia da região.

A sofisticação gourmet vai se juntar ao baru, à jabuticaba, à guariroba, à cagaita, ao leitão e à galinha caipira. A ideia é criar cardápios para todos os gostos com ingredientes da terra. Os restaurantes da cidade foram divididos em três categorias: chef convidado, chef da casa e tradicionais. Os cozinheiros que vão participar do evento prepararam menus com produtos do cerrado. As casas de comidas típicas prometem um almoço especial e, no domingo, pratos da gastronomia rural serão servidos na Praça Central na hora do almoço, a R$ 1. Vinte barracas com quitutes e artesanato de produtores locais também fazem parte da programação.

O chef Moisés Nepomuceno e a foccacia de pequi, um dos pratos que o público poderá aprender a fazer no festival: garantia de bom aroma e saborA paisagem do Rio das Almas, que corta Pirenópolis, também vai ficar diferente. Um palco será montado às suas margens, com uma cozinha completa para dezenas de cozinheiros ensinarem seus truques para o público. O chef Ivo Faria, de Belo Horizonte, por exemplo, vai apresentar a receita do mignon de porco grelhado com carpaccio de jiló e molho leitoso. Já o francês Frédéric Monnier, radicado no Rio de Janeiro, escolheu o escalope de namorado grelhado à moda angevine com molho beurre blanc nantais e uma sopa de couve-flor com queijo brie para a aula. Enquanto Wiliam Mateus, de Goiânia, vai preparar um pêssego glaceado com mel, praliné de baru e zabaione com licor de jabuticaba.

A fruta mais típica do cerrado, o pequi, não poderia ficar de fora da festa. Uma das representantes da cidade anfitriã, a chef Márcia Pinchemel, do Le Bistrô, vai preparar o prato catulé goiano com sotaque baiano para a oficina. ;É uma espécie de palmito amargo, como a guariroba, só que muito mais saboroso. Eu salteio ele com azeite de dendê, baru e lascas de pequi, depois jogo quiabo e leite de coco, fica uma delícia;, explica. A mistura é servida com sobrecoxa de frango. ;A minha cozinha é contemporânea e pesquiso muito para representar bem minha cidade e a mim mesma;, diz Márcia, que foi a grande idealizadora do festival, iniciado em 2004.

Baiana, ela se casou com um goiano e se mudou para a capital do estado. Um dia, foi conhecer a pequena Pirenópolis e se apaixonou pelo lugar. Foi lá que realizou o sonho de abrir um restaurante. ;Isso foi há nove anos. Não saio mais daqui. Até recebi o título de cidadã pirenopolina da Câmara de Vereadores;, conta, orgulhosa. Para também poder homenagear a cidade, ela montou um cardápio especial. Como o lombo ; que vai ficar marinado por 36 horas com especiarias e vinho ; servido com espuma de cagaita e pudim de tapioca com perfume de pequi. ;Fiz um cardápio pensando na Festa do Divino, típica daqui. A tendência do mundo da gastronomia é puxar para a região. A essência da minha cozinha é francesa, mas eu tenho inspiração em tudo que está ao meu redor. Antes era chique ter cardápio internacional, agora é melhor optar por coisas simples, mas sem deixar de ser sofisticada;, comenta Márcia.

Laboratório
O brasiliense Kaká Silva, especialista em gastronomia molecular, a arte de desconstruir a comida para criar novos sabores e texturas, vai levar sua cozinha laboratório para a cidade. Ele não só vai preparar um duo de peixe branco e atum com crosta de linhaça dourada e espuma de cúrcuma para o público, como vai assumir as panelas do restaurante Empório do cerrado. ;É uma forma de desmistificar um pouco a técnica molecular, deixá-la mais próxima do público. Também é uma forma de encontrar colegas de profissão e trocar experiências;, afirma o chef, que participou da primeira e da segunda edição do festival. O prato principal do jantar de Kaká, o medalhão tricolore com crosta de linhaça e gergelim negro, também será ensinado amanhã no concurso Super Chef, no programa Mais Você, da Rede Globo.

Para o chef Moisés Nepomuceno, o evento é uma oportunidade de viver sua paixão. Servidor público, a gastronomia acaba em segundo plano, apenas para trabalhos de consultoria. ;É uma ocasião única poder contemplar esses produtos do cerrado e fazer um menu completo com esses ingredientes típicos para as pessoas degustarem;, afirma. No sábado, ele assumirá a cozinha da Pousada O Casarão, servindo pratos como cordeiro ao molho de cagaita com farofa de banana e batata brava e risoto de galinha caipira com gueroba.

Na oficina, ele vai ensinar uma de suas invenções, a foccacia com pequi. A ideia surgiu depois da conversa com um chef paulista que fez a iguaria italiana com azeite de dendê. ;Ele me disse que bastava substituir o azeite de oliva na receita. Fiz o experimento aqui em casa com o azeite de pequi, 100% puro, que a gente só consegue comprar em Pirenópolis. E deu muito certo. O aroma e o sabor ficaram maravilhosos;, conta Moisés.

Diretamente da Espanha, a chef patisserie brasiliense Renata Gili vai preparar uma sobremesa especial no Café Pirineus. Uma torta de frutas da estação com baru, em duas versões: manga e goiaba. Ela mora no exterior há sete anos e deve passar uma temporada em Pirenópolis trabalhando no restaurante Monte Serrat, que será inaugurado até o fim do ano. O tempo que passou em Brasília para se preparar para o festival fez com que a especialista em doces descobrisse ingredientes da região e testasse algumas receitas. ;Acho importante para conhecer novos produtos. Quando a gente pensa em alta gastronomia, pensa em produtos que vêm da Europa. Nós, brasileiros, estamos começando a conhecer nossos valores, temos uma variedade de produtos autênticos e é isso que desenvolve nossa identidade;, comenta Renata.







Guia de restaurantes

Escolha uma das opções de restaurantes com menu degustação e prove delícias típicas do Cerrado:

Com Sabor e Som Restaurante
Endereço: Rua do Rosário n; 20, Centro Histórico
Sugestão do chef Fernando La Roque: raviollone de anchova negra defumada ao creme de limão com açafrão da terra e ervas frescas. Prime rib de suíno grelhado com molho cítrico e risoto caipira. Torta de maçã caramelada com sorvete de creme

Restaurante Le Bistrô
Endereço: Rua Direita n; 5, Centro Histórico
Sugestão da chef Márcia Pinchemel: biscuit de pamonha frita com queijo de fazenda temperado, fio de melaço de cana-de-açúcar, servido na palha de milho. Velouté de abobrinha, hortelã e chuvas de baru. Lombo de porco marinado de véspera em especiarias servido com espuma com cagaita, arroz selvagem ao vinho tinto e mandioca chips. Camarão no dendê e baru com brandade de duo de peixes. Pudim de tapioca ao perfume de pequi

Capim Santo Bistrô
Endereço: Pousada O Casarão, Rua Direita n; 79, Centro Histórico
Sugestão do chef Moisés Nepomuceno: minitapioca com guacamole e camarões ao molho reduzido de aceto balsâmico e jabuticaba. Salada de abacaxi com iogurte e hortelã. Cordeiro ao molho de cagaita com farofa de banana e batata brava e risoto de galinha caipira com gueroba. Abacaxi grelhado com queijo na chapa e calda de rapadura com perfume de limão e sorvete de pequi com calda de jabuticaba e crocante de amêndoa de baru

Empório do Cerrado Restaurante
Endereço: Rua do Rosário, 21, Centro Histórico
Sugestão do chef Kaká Silva: nhoque de batata-doce com gota de azeite trufado. Medalhão tricolore com crosta de linhaça dourada e gergelim negro sobre espuma de cúrcuma. Morangos em sous vide confeitados com chantily de vodca


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação