Diversão e Arte

Saiba mais sobre Claude Lelouch

postado em 19/11/2009 07:00

Nascido em Paris, em 30 de outubro de 1937, Claude Lelouch tem 50 produções na bagagem, entre longas e curtas. Em 1960, fundou sua própria produtora, a Les films 13, responsável até hoje por seus filmes. Seu maior sucesso, Um homem, uma mulher, levou mais de 6 milhões de pessoas ao cinema. Sua pior bilheteria não vendeu menos de 300 mil espectadores. Lelouch já passou por alguns casamentos e tem sete filhos. Atualmente, é casado com a atriz Alessandra Martines. O próximo filme do diretor, Ces amours là, será lançado em 2010.

Ainda que a longa cinematografia de Lelouch tenha alguns filmes pouco relevante (ele começou a se repetir em várias de suas produções feitas nas décadas de 1970 e 1980), são inegáveis as suas contribuições para a sétima arte, em especial, técnicas. "Ele escrevia roteiros muito fechados, mas os modificava a partir de dois elementos: a abordagem da câmera em relação à cena e a liberdade de improviso dada aos atores na hora de filmar", comenta o curador da mostra Sérgio Moriconi. Os temas ligados ao amor são frequentes no cinema de Lelouch. A música também exerce papel importante em suas películas, chegando a roubar a cena.

O curador escolheu para a mostra filmes representativos do diretor, obras do começo da carreira, de sua fase intermediária e exemplos da produção mais recente. "Para quem nunca viu nada dele, recomendo assistir Um homem, uma mulher e A coragem de amar. O primeiro, para se ter uma visão de como é um típico filme dele; o segundo, para perceber como ele faz um filme de amor com uma perspectiva mais moderna", destaca Moriconi. Dos filmes da mostra, apenas esses dois estão disponíveis em DVD no Brasil. Em todos os casos, as projeções será em digital com legendas em português.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação