Diversão e Arte

Banda norte-americana Girls chama atenção pela sonoridade psicodélica

postado em 20/11/2009 11:01
O passado de Christopher Owens, vocalista e guitarrista da banda californiana Girls, é tão inusitado que chega a soar fictício. Na verdade, pouco importa se as histórias que o músico conta em entrevistas são verdadeiras ou não. O fato é que elas têm aumentado a curiosidade do público sobre o recém-lançado ; e já aclamado por boa parte das revistas e sites dedicados à música nos Estados Unidos ; primeiro disco da banda, batizado apenas de Álbum. O disco repercutiu tão bem que a Matador Records, referencial selo indie, comprou o pequeno True Panther Sounds, responsável pelo lançamento de Album.

O Girls, de Chet O Girls nasceu da parceria de Owens com Chet ;JR; White. O primeiro é o autor das letras e das músicas, o segundo fica encarregado da produção ; caseira, lo-fi, mas eficiente. Ao vivo, a dupla é acompanhada por mais dois músicos (baixista e baterista). A origem do nome da banda é a mais simples possível: o projeto musical anterior do vocalista se chamava Curls, palavra cuja pronúncia em inglês é similar a girls, meninas no idioma bretão.

O compositor usa suas criações para expressar sentimentos ; solidão, angústia, amizade e, especialmente, a tristeza causada por relacionamentos desfeitos, um tema recorrente no disco. No som do Girls algumas influências são facilmente perceptíveis, como Everly Brothers e Beach Boys. A sonoridade da banda guarda alguma semelhança ; mesmo que involuntariamente ; com Elvis Costello, especialmente pelo tom nasal da voz de Owens, e Jesus and Mary Chain, pela parede de distorção e climas psicodélicos e etéreos que acompanham as melodias das músicas.

O grande trunfo de Christopher Owens e JR White é fazer uma sonoridade familiar ganhar a cara deles ; ainda que, vale ressaltar, nada aqui seja realmente original ou inovador. Mais do que uma questão de estilo, uma questão de interpretação, de como o vocalista coloca suas ideias nas músicas. Os melhores exemplos disso são Lust for life (homônima ao clássico de Iggy Pop), faixa de abertura e auge pop do disco, a épica e hipnótica Hellhole ratrace, a ensolarada mas triste Laura e a melancólica Lauren Marie (cujo clima evoca a trilha do seriado Twin Peaks). Álbum apresenta Owens como um compositor de talento e, acima de tudo, um músico para ficar de olho no futuro.

Uma criança de Deus
Christopher, hoje com 30 anos, só foi conhecer seu país natal na adolescência. Antes disso, viveu pela Europa e a Ásia com a mãe e as irmãs como membros do culto Children of God (Crianças de Deus). Por conta do rígido código de conduta da seita, o jovem teve pouquíssimo contato com o mundo exterior. As poucas músicas seculares permitidas eram sucessos inofensivos dos anos 1960, que circulavam entre eles em fitas cassetes. Vez ou outra, escondidos, ouviam alguma coisa de música pop. Chris, assim como tantos outros jovens daquele meio, se rebelou e decidiu começar vida nova. Como ele tocava bem violão, tinha permissão para cantar músicas religiosas nas ruas. Assim, levantou o dinheiro para voar da Eslovênia de volta aos Estados Unidos. Lá, foi morar em uma cidade do Texas com a irmã mais velha (também ex-integrante do culto).

Um novo mundo se descortinou diante dos olhos de Owens. Ele conheceu uma cultura até então inédita ; e nela, é claro, rock;n;roll, drogas e sexo. Mais uma virada aconteceu quando ele foi apresentado ao milionário Stanley Marsh 3 (mecenas de jovens artistas e proprietário do Rancho dos Cadillacs, instalação artística no meio do deserto do Texas com restos de carros deste modelo). Percebendo o potencial do rapaz para as artes, Marsh o contratou como seu assistente.

Anos depois, Christopher integrou a banda punk Holy Shit como guitarrista. Com eles, despertou seu lado compositor. Já morando na Califórnia, o músico deixou o grupo para fundar a própria banda, Curls ; que viria a dar origem ao Girls. Com a pulga atrás da orelha, o jornal Village Voice foi atrás de pistas para descobrir se o que Christopher Owens contava nas entrevistas era verdade. Entrevistas feitas, apuração realizada, veio o resultado: ele não estava mentindo.


GIRLS
A banda americana lançou Album pela True Panther Sounds/ Matador. Conheça em www.myspace.com/girls. ****

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação