Diversão e Arte

Carnaval da Bahia começa em janeiro

Irlam Rocha Lima, Enviada Especial
postado em 04/12/2009 09:40
Dhi Ribeiro: Salvador ; O que existe em comum entre o americano Akon, um dos maiores nomes do rap em todo o mundo, e a dupla sertaneja mineira Victor & Léo, e entre Ivete Sangalo, a grande estrela da axé music, e Dhi Ribeiro, a sambista que Brasília revelou para o Brasil? Eles são quatro das 120 atrações da 12; edição do Festival de Verão de Salvador, que vai movimentar a capital baiana de 20 a 23 de janeiro de 2010.

Reunir artistas de gêneros musicais tão díspares é plenamente justificável num evento que segue o tema ;movido pela mistura;, e que se propõe a manter a filosofia e juntar num só espaço diferentes ritmos, tribos e tendências. Esse caldeirão musical vai ferver durante quatro noites no Parque de Exposições da capital baiana, próximo ao celebrado bairro de Itapoã.

Com a expectativa de receber algo em torno de 200 mil pessoas, o festival, com investimento estimado de R$ 8 milhões, vai ocupar área de 90 mil m;.

Na última terça-feira, com a presença de alguns dos participantes, entre os quais o sambista Márcio Victor (líder do Psirico), o cantor e compositor Tomate, e as cantoras Mariene de Castro e Dhi Ribeiro, o diretor geral do festival, João Gomes, fez a apresentação da grade das atrações e adiantou detalhes sobre a programação. Revelou que além de Akon, outros nomes de destaque do showbizz internacional, como Beyoncé, Celine Dion e Shakira chegaram a ser cogitados, ;mas não houve possibilidade de tê-las entre as atrações. A Beyoncé virá à Bahia, mas pelo que pude apurar, será convidada de Ivete Sangalo no carnaval.;

Apostas que deram certo em edições passadas, como o Boteco do Samba, a Tenda Eletrônica e a Arena Universitária vão ganhar espaço ainda maior. ;As novidades em 2010 serão a Concha Acústica Faculdade Maurício de Nassau, por onde passarão cantores e bandas da MPB e do rock, como Margareth Menezes, Vânia Abreu, Ana Cañas, Mallu Magalhães, Márcio Mello, Jay Vaquer, Cidade Negra e Detonautas;, anuncia Gomes.

Carioca com vivência em Salvador e radicada em Brasilia há mais de 10 anos, a cantora Dhy Ribeiro foi anunciada como um dos destaques do espaço Boteco do Samba, juntamente com Arlindo Cruz, Diogo Nogueira, Nelson Rufino e Leandro Sapucaí. ;Pra mim, vai ser uma honra dividir o palco com nomes consagrados do samba;, comemora Dhy, que foi indicada por Aloísio Legey, responsável pela direção artística do festival.

No palco principal, chamado de Palco 2010, é onde a mistura será mais acentuada. Da banda emo NX Zero, que abre a programação no dia 20, a Caetano Veloso, dos Paralamas do Sucesso ao grupo Aviões do Forró, do rapper Marcelo D2 à dupla sertaneja goiana Jorge & Mateus, são vários os estilos a serem apreciados. O contingente maior, porém, é de representantes da axé music. Única participante das 12 edições do festival, Ivete Sangalo é presença certa, assim como Claudia Leitte, Chiclete com Banana, Asa de Águia, Banda Eva, Jammil e uma noites. Daniela Mercury e Carlinhos Brown estarão juntos no show que celebrará os 25 anos do ritmo que faz o Brasil dançar, não apenas no carnaval.


Ingressos
Pontos de venda em Brasília: Fnac (ParkShopping), Livraria Nobel (Shopping Águas Claras), Dom Quixote Livros (Centro Comercial Gilberto Salomão), Planet Music (Pátio Brasil e Brasília Shopping).


O repórter viajou a convite da organização do evento


Palco 2010

# Dia 20/01 ; NX Zero, Jorge & Mateus, Chiclete com banana, Jammil e Uma Noites e Parangolé

# Dia 21 ; Banda Eva, Paralamas do Sucesso, Ivete Sangalo, Aviões do Forró e Marcelo D2

# Dia 22 ; Daniela Mercury e Carlinhos Brown, Caetano Veloso, Asa de Águia, Charlie Brown Jr., Victor & Léo e A Zorra

# Dia 23 ; Tomate, Claudia Leitte, Akon, Revelação e Psirico

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação