Diversão e Arte

Após bombar na net e nos palcos, peça da Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo sai em DVD

postado em 13/12/2009 10:52
Isaac, moleque doido e bizonhento, toma conta dos portões do Egito. Lá, um dia, chega o velho amigo Hermanoteu, da Pentescopeia, filho de Holoneia e irmão de Micalateia (Micalateia? hmmm%u2026). Os dois matam saudades e contam como foi a abertura do Mar Vermelho. Naquele dia bíblico, Isaac acompanhava Moisés na peregrinação do povo quando o exército da rainha cercou e ordenou a morte de todos.

- Moisés, aquele estadista, ajoelhou apoiou cajado e disse: "Corre, negada"... Chegamos à margem do Mar Vermelho... Metade não sabe nada... Hermanoteu, véi... Moisés bateu o cajado no chão e o mar abriu no meio, vei (grita). Eu não tinha fumado naquele dia. Eu falei: caraio, vei. E aí falei, vou não vou, vou não vou... o mar fechou e eu fiquei..., narra Isaac.

Ricardo Pipo na pele de Hermanoteu: peça azeitada desde 1995O trecho de três minutos da peça Hermanoteu na terra de Godah é um hit do YouTube. Só um dos vídeos tem impressionantes 4 milhões e meio de acessos. O espetáculo, que correu o Brasil de norte a sul, repete a carreira vitoriosa de Notícias populares. Por onde passa, lota salas de teatro e estabelece uma comunicação perfeita entre palco e plateia. É como uma partida de futebol. Os versos da canção, "peregrina, peregrina, peregrina Hermanoteu", são cantarolados à saída da montagem. Os espectadores saem das salas de teatro em estado de graça com a produção da Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo, que descobriu a mina de ouro ao mexer com todas as mídias.

- A gente conversa em cena como pessoas normais, quebramos aquela coisa do sagrado no teatro, tiramos a mística do teatro para ser mais humano possível, bem próximo ao público e sem culpa de ser entretenimento, conta Ricardo Pipo, o Hermanoteu.

Essa naturalidade no palco é perfeita para o DVD da montagem, o segundo do grupo, que será lançado nesta segunda (14/12), às 19h30, na Fnac (ParkShopping), com a presença da trupe. A expectativa é de atingir, ao menos, os 40 mil exemplares vendidos com Notícias populares. Em apenas 15 dias, foram comercializadas 5 mil unidades de Hermanoteu, peça que surgiu, em 1995, no Teatro Sesc Garagem.

- Fomos azeitando a máquina, deixando redondinha e exercitando o moderno, apagando o que era datado. Nunca tivemos apego ao texto para não termos dificuldades com o tempo, conta Ricardo Pipo, o protagonista Hermanoteu.

Hermanoteu na terra de Godah ganha registro cheio de extras, como making of do grupo, a temporada de casa cheia em Lisboa, clipe com a personagem de Adriana Nunes (a rodada Micalateia) e o curta-metragem À espera da morte, que foi exibido na mostra competitiva do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Tanto no curta como na peça há a participação de Chico Anysio, grande influência do grupo, que na montagem faz a voz de Deus.

No lançamento na Fnac, os integrantes de Os Melhores do Mundo receberão as pessoas com o figurino da peça. Vão ainda apresentar a cena hit de Isaac por volta das 20h, ali nas imediações do Fran%u2019s Café. A ideia é congestionar tudo. Alguém duvida?

HERMANOTEU NA TERRA DE GODAH
Lançamento do DVD, nesta segunda (14/12), às 19h30, na Fnac (ParkShopping). Grupo fará a cena de Isaac. Entrada franca.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação