Diversão e Arte

Comédia com Ben Stiller e novo filme de Zhang Yimou apresentados em Berlim

Agência France-Presse
postado em 14/02/2010 15:22
O jovem cineasta nova-iorquino Noah Baumbach apresentou neste domingo (14/2) em competição pelo Urso de Ouro do Festival de Berlim seu filme "Greenberg", uma comédia sobre a relação impossível entre dois seres solitários que buscam seu destino nas colinas de Hollywood.

A loura e sexy Florence, interpretada por Greta Gerwig, trabalha em Los Angeles como organizadora da agenda da família Greenberg, que possui uma mansão com piscina, mas a moça vive sozinha num apartamento pequeno, com sonho de ser artista, por isso canta em bares nas noites de sábado. Quando seu chefe, Phillip Greenberg, viaja com a família para o exterior, o irmão dele, Roger Greenberg, vivido pelo comediante Ben Stiller, se instala na mansão.

Uma estranha relação de atração e repulsa nasce entre Florence e Roger, pois o personagem de Stiller tem problemas psicológicos, é muito individualista e já quis ser músico, mas largou tudo e vive sem fazer nada, escrevendo cartas para denunciar todas as irregularidades que vê na cidade.

Baumbach, autor do roteiro, explicou que Roger Greenberg tem medo de ser adulto e assumir responsabilidades.

"Quis botar no personagem minhas angústias, minhas inibições, o medo da velhice. Ouvi vozes interiores e ia escrevendo as cenas", explicou.

Ben Stiller explicou que seu personagem está tão centrado na própria vida que é incapaz de se abrir para os outros. "Ele tem a impressão de que conta com toda a vida pela frente, mas, num determinado momento, se conscientiza de que não é assim que não se vive eternamente".

A música é um elemento importante nesta comédia que critica o cotidiano das pessoas que vivem em Hollywood, com sua juventude festiva, despreocupada e dominada pelas drogas.

Já o chinês Zhang Yimou, ganhador de um Urso de Ouro em 1987, voltou este ano à Berlinale com uma surpreendente fábula tragicômica, "Uma mulher, uma pistola e um restaurante de massas", rodada próximo à Grande Muralha da China.

O argumento é simples e, segundo Yimu, o ponto de partida foi seu desejo de fazer uma versão chinesa do filme "Sangue por sangue" (1984), dos irmãos Joel e Ethan Cohen: a mulher jovem do dono idoso de um restaurante de massas, maltrada por ele e que tem um caso com o cozinheiro.

Um dia compra um revólver com a intenção de se livrar do marido, mas as coisas se complicam quando ele descobre a traição da mulher. O velho contrata então os serviços de uma pessoa para matar o casal, um policial corrupto cuja ambição desata uma tragédia no restaurante de massas.

"É uma fábula sobre o absurdo da vida humana. Cada personagem, como na vida real, tem seu destino. Quando vi há anos ;Sangue por sangue;, gostei tanto que quis fazer uma versão chinesa, com um estilo humorístico e tradicional, com um extremismo visual", declarou o diretor.

Zhang Yimu, de 58 anos, conhecido por seu "Esposas e concubinas" e por "O sorgo vermelho" (Urso de Ouro) nas quais denunciou a rigidez social da China e defendeu as mulheres, explicou que, com este filme, quis mudar de estilo.

"Depois de meus temas históricos, quis provar algo novo, ninguém come a mesma coisa sempre, quer provar distintos sabores. Renovar é uma maneira de permanecer jovem. Foi mais difícil que eu pensava fazer esta tragicomédia, eu pretendia cativar o público pelo estilo visual", concluiu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação