Diversão e Arte

Confira a trajetória de um mito

postado em 27/03/2010 10:59
1960
Nasce, em 27 de março, no Rio de Janeiro, Renato Manfredi Jr.

1967
Muda com a família para Nova York, onde vive dois anos.

1973
A família troca o Rio de Janeiro pelo cerrado de Brasília.

1975
É diagnosticado como portador da epifisiólise (doença óssea), dando início a uma das fases mais difíceis da sua vida.

1977
Passa no vestibular de comunicação no Ceub.

1978
Cria, com os irmãos Felipe e Flávio Lemos, além do sul-africano André Pretorius, o Aborto Elétrico, seminal banda de rock da cidade.

Professor de inglês na Cultura Inglesa, Renato faz discurso de saudação ao príncipe Charles, durante visita do monarca à instituição.

1979
Após o fim do Aborto Elétrico, Renato incorpora a fase trovador solitário, com performances intimistas, utilizando apenas um violão. É dessa fase um dos maiores sucessos da Legião Urbana, o épico Faroeste caboclo.

1981
Compõe a música Química, canção emblemática já que seria gravada pelos Paralamas do Sucessos no primeiro disco, servindo de amostra para os executivos da gravadora EMI fecharem contrato com a Legião Urbana.

1982
Renato junta-se aos amigos Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá para formar a Legião Urbana.

Acontece em Patos de Minas (MG), no Parque de Exposição da cidade, o primeiro show da Legião Urbana, Renato envolve-se em confusão com polícia local, mas seu discurso evita prisão da banda e dos amigos da Plebe Rude.

1983
A Legião Urbana realiza uma série de shows em São Paulo e Rio de Janeiro, onde tocam na Lapa

1984
Renato Russo é hospitalizado depois de tentar suicídio cortando os pulsos. No mesmo ano Renato Rocha, o Negrete é convidado para tocar baixo na Legião Urbana.

Meses antes de gravar o primeiro disco da Legião Urbana sobe ao palco da Sala Funarte (hoje Cássia Eller) para cantar a música Summertime. O público foi tamanho que teve gente que assistiu a performance do lado de fora.

1985
É lançado pelo selo EMI-Odeon (filial da britânica EMI) o primeiro disco da Legião Urbana, fortemente pontuado por discurso político e letras críticas como Geração coca-cola, Baader-Meinhof blues e Soldados. Com o trabalho, os integrantes deixam Brasília e passam a morar no Rio de Janeiro.

1986
Sai Dois, o segundo disco da Legião. Pensado originalmente como um álbum duplo, o trabalho mostra amadurecimento da banda desfilando canções míticas como Tempo perdido, Andreia Doria e Eduardo e Mônica.

1987
Lançamento de Que país é este, terceiro disco da Legião Urbana, que conta com músicas da fase do Aborto Elétrico e do período de reclusão do cantor como Química, Tédio com o T bem grande pra vc e o clássico Faroeste caboclo. As inéditas do álbum seriam Mais do mesmo e a melancólica Angra dos Reis.

1988
Show histórico no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, onde ocorre uma grande confusão entre o vocalista e o público de 50 mil pessoas. No tumulto, 60 pessoas são detidas pela PM, 385 atendimentos no serviço médico e 64 ônibus depredados.

Numa entrevista ao Jornal do Brasil dada ao jornalista Arthur Dapieve, em junho, o cantor comenta o episódio ocorrido no Estádio Mané Garrincha, dias antes. ;A gente pegou esse trem achando que ia pra Disneylândia e depois ele foi pra Auschwitz;, declara.

Em dezembro, Renato Rocha, o Negrete, deixa a Legião Urbana. Renato assume os baixos.

1989
Nasce Giuliano, filho de Renato Russo em 29 de março

Lançado o álbum As quatro estações, em novembro, depois de 16 meses de gravações. O disco dosa proposta espiritual com ressonâncias messiânicas a partir de canções sofisticadas. Destaques para a lírica Monte Castelo, que funde trechos da Bíblia com sonetos de Camões e Pais e filhos, um dos maiores sucessos da banda.

1990
Numa entrevista à revista Bizz, o cantor assume publicamente sua homossexualidade.

Renato descobre que é portador do vírus HIV em dezembro.

1991
Influenciada pelo rock progressivo, a banda lança, em dezembro, o disco V, que conta com os sucessos Vento no litoral, Teatro dos vampiros, Sereníssima e A montanha mágica.

[SAIBAMAIS]1992
Em janeiro, o trio grava no Hippodromo, em Perdizes, São Paulo, o Acústico MTV. O disco e o DVD seriam lançados sete anos depois.

Lançamento, em dezembro, do disco duplo Música p/ acampamento com gravações realizadas em shows, rádios e programas de tevê entre 1984 e 1992.

1993
É lançado, em outubro, o disco O descobrimento do Brasil que além da faixa título traz canções como Giz, Vinte e nove e a contundente Perfeição.

1994
A banda dá entrevista no Programa do Jô divulgando o disco O descobrimento do Brasil. Na ocasião, Renato Russo fala sobre os tratamentos que fazia para se livrar da dependência química.

Renato e a jornalista Gilda Mattoso viajam à Itália, em dezembro, em busca de material para o disco com canções em italiano Equilíbrio distante.

1995
Renato Russo lança seu primeiro disco solo, The stonewall celebration concert em que interpreta sucessos em inglês.

Em protesto a uma garrafa jogada por um fã durante apresentação da banda na casa de show Reggae Night, em janeiro, o cantor canta 45 minutos deitado no palco. Seria a última apresentação em público dos três integrantes.

Renato lança, em dezembro, o disco Equilíbrio distante, trabalho que já vendeu 750 mil cópias desde o lançamento.

1996
O cantor morre em 11 de outubro, em decorrência de complicações causadas pela Aids em seu apartamento, em Ipanema.

Os dois remanescentes da Legião Urbana, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, com o empresário Rafael Borges, anunciam oficialmente o fim da banda em 22 de novembro.

1997
Lançamento, em junho, do disco póstumo Uma outra estação, com uma série de canções inéditas não gravadas pela banda como La maison dieu, As flores do mal e Marcianos invadem a terra.

É lançado, em novembro, o disco O último solo, com sobras dos discos Stonewall celebration e Equilíbrio distante. O destaque é Hey, that;s now way to say goodbye, do bardo canadense Leonard Cohen.

1998
Lançamento, em março, da antologia Mais do mesmo. Produzida por José Emílio Rondeau e Mayrton Bahia, a coletânea percorre os principais sucessos da banda.

1999
A EMI coloca no mercado a caixa Por enquanto, reunindo seis discos de estúdios da Legião Urbana remasterizados nos estúdios Abbey Road, em Londres.

2001
Sai o álbum duplo ao vivopóstumo Como é que se diz eu te amo, com registros de duas apresentações da Legião Urbana no Metropolitan, Rio de Janeiro, em 1994.

2003
Idealizado e produzido por Marcelo Fróes, o disco Renato Russo Presente chega às lojas contando registros de Renato Russo e convidados, além de entrevistas.

2004
Morre Renato Manfredini, pai de Renato, em 8 de fevereiro.

Abertura, em abril, da Exposição Renato Manfredini Jr. no Centro Cultural Banco do Brasil. Durante 18 dias os fãs puderam conferir as influências, preferências, o processo de trabalho e a relação entre a vida e obra do líder do Legião Urbana por meio de fotografias, desenhos, manuscritos, figurinos, recortes de jornais e revistas, instrumentos musicais e registros de shows e vídeo. O evento foi visitado por mais de 46 mil pessoas.

2006
Estreia, no Rio de Janeiro, a peça Renato Russo, projeto encabeçado pelo ator Bruce Gomlevsky

Lançamento, em outubro, do livro Renato Russo, o trovador solitário, do jornalista Arthur Dapieve.

2008
Sai, em maio, pela editora Agir, o livro Renato Russo, o filho da revolução, do jornalista Carlos Marcelo.

Renato Russo e a banda homenageados, em dezembro, em evento que reuniu mais de 2 mil pessoas em Montevidéu. O encontro contou com a presença de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, que tocaram com um grupo de artistas uruguaios.

Projeto produzido por Marcelo Fróes, o disco traz gravações caseiras feita pelo cantor em 1982, entre Dado viciado, Boomerang blues e 18 e 21, imortalizada como Eu sei.

2009
Show surpresa em homenagem a Renato Russo, no Porão do Rock, em setembro, na Esplanada dos Ministérios com os dois membros originais da banda emociona o público. Acompanhados de uma banda uruguaia a dupla e convidados cantam Tempo perdido, Ainda é cedo, Geração coca-cola, Eu sei, Quase sem querer, será, Pais e filhos e Que país é este.

2010
A EMI homenageia os 50 anos de nascimento do cantor com o lançamento de Renato Russo: Duetos. O projeto, idealizado pelo jornalista e produtor Marcelo Fróes, conta com participações de Fernanda Takai, Leila Pinheiro e Caetano Veloso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação