Diversão e Arte

Veleiro russo chegará em Cuba carregado de fotografías históricas

postado em 08/04/2010 15:37
O veleiro-escola russo Kruzenshtern atracará nesta sexta-feira (9/4) no porto de Havana com duas exposições fotográficas a bordo, dedicadas à revolução cubana e ao 65; aniversário da vitória soviética sobre o nazismo, informaram nesta quinta-feira veículos da imprensa local.

No barco, considerado um dos maiores veleiros do mundo - com 114,5 metros de comprimento e 14 metros de largura -, "viajam dois relevantes mostras dedicadas aos aniversários de 51 anos da Revolução" que levou Fidel Castro ao poder em 1959 e dos 65 anos da Grande Guerra Patriótica (como ficou conhecida na União Soviética a Segunda Guerra Mundial, 1939-1945)", informou a Agência de Informação Nacional (AIN).

A agência destacou que o navio-escola das Forças Armadas russas "traz ;A reportagem cubana: retrato sob o olhar do tempo;, coleção de 73 fotos que retraram momentos relevantes da amizade" entre Cuba e a ex-União Sociética (URSS).

A exposição inclui fotos do cubano Alberto Korda (1929-2001), autor da imagem mais famosa do guerrilheiro argentino Ernesto Che Guevara; e de arquivos da agência cubana Prensa Latina e da soviética TASS.

Moscou foi durante 30 anos o principal apoio econômico, político e militar de Havana, mas em 1991, com o desaparecimento do bloco soviético, a aliança rompeu-se. Somente a partir de 2005 Cuba e Rússia começaram um processo de retomada de vínculos, coroado por visitas presidenciais.

Tendo em vista uma relação mais pragmática, o chanceler russo Serguei Lavrov visitou a ilha em fevereiro e concordou realizar com seu colega Bruno Rodríguez a celebração conjunta do 50; aniversário do reestabelecimento dos vínculos diplomáticos entre Cuba e URSS, que será completado em 8 de maio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação