Diversão e Arte

As dores de Dolores

Ithamara Koorax homenageia a estrela da música brasileira com clássicos como A noite do meu bem e Ternura antiga

Irlam Rocha Lima
postado em 19/05/2010 07:00
O fato de já ter trabalhado com músicos como Dave Brubeck, Gonzalo Rubalcaba, Sadao Watanabe, Eumir Deodato, Joõa Donato e Hermeto Pascoal certamente contribuiu para Ithamara Koorax ser vista por muitos como uma cantora de jazz. Ela, porém, foge de rótulos e dá mostra que é uma intérprete versátil, sem se prender a nenhum estilo específico.

Ithamara: ;Eu canto todo tipo de música, inclusive o jazz. Meu maior sucesso na Ásia é Dio como te amo, uma canção italiana de Domenico Modugno. Me lancei na Europa com Un homme et une femme, de Francis Lai, da trilha do filme homônimo, de Claude Lelouch. Quando participo de concertos com orquestras sinfônicas, interpreto O trenzinho do caipira, de Heitor Villa-Lobos;, revela Ithamara.

Cantora com carreira internacional, ela nunca deixou de incluir no repertório dos seus shows e discos ; 11 ao todo ; músicas de compositores brasileiros, em especial, Dorival Caymmi, Tom Jobim e Baden Powell, que estão entre os seus preferidos. No Dolores Duran por Ithamara Koorax, que apresenta hoje e amanhã, às 20h, no Teatro da Caixa.

;Ouço Dolores desde a infância, pois havia discos dela na casa dos meus pais. Mas minha relação profissional com a obra dessa compositora e letrista maravilhosa começou em 1994, incluí Ternura antiga no segundo CD. O Tom Jobim, ao ouvir a gravação, se emocionou bastante. Ele participou do disco, na faixa É preciso dizer adeus, o último registro feito por ele de uma composição de sua autoria;, conta.

Para chegar ao roteiro do show, a cantora fez uma pesquisa na obra de Dolores, mas acabou optando por canções mais conhecidas do público, como A noite do meu bem, Castigo, Fim de caso, e claro, Ternura antiga. ;Não poderia deixar de fora Estrada do sol e Por causa de você, parceria dela com Tom, e Noite de paz, que é uma das que mais me emocionam ao interpretar.;

Ithamara vê em Tome continha de você, de 1955, ;uma canção da compositora que já antecipava a estética da bossa nova;, mesmo sendo apontada como uma das mais importantes criadoras do samba canção, ou samba-dor-de-cotovelo. Nesse tributo a Adiléia da Silva Rocha (nome verdadeira de Dolores), a cantora será acompanhada por Rodrigo Lima (violão e guitarra), Daniel Garcia (sax e flauta) e Wilson Chaplin (percussão). ;São grandes músicos, com quem venho trabalhando há algum tempo;, elogia.

João Gilberto
Para celebrar 20 anos de carreira, Ithamara Koorax lançou no fim do ano passado, nos Estados Unidos, pelo selo Motena Record, Bim bom, álbum com o qual homenageia João Gilberto, a que tem como ídolo. ;Gravei esse disco, com o Juarez Moreira, um dos maiores violonistas do mundo, em 18 e 19 de março de 2009, para comemorar os 45 anos da gravação do Stan Getz & João Gilberto, o célebre LP, com a participação de Astrud Gilberto, responsável pela popularização de Garota de Ipanema em todo o mundo;, revela. ;Soube que João ouviu, mas não sei o que ele achou;, sem esconder a expectativa.

Entre as 12 faixas do Bim bom, além da música que dá título ao CD, estão Hobalalá, Um abraço no Bonfá, Undiú e Minha saudade (parceria de João Gilberto com João Donato). ;O disco foi recebido com elogios por críticos de publicações norte-americanas, como os jornais New York Times, Village Voice, e das revistas Bilboard e Down Beat, e ganhou cotação máxima da Cashbox;, comemora Ithamara, que imprimiu sua maneira de interpretar às suaves canções de João.


DOLORES DHURAN POR ITHAMARA KOORAX
Show da cantora carioca, acompanhada por trio, hoje e amanhã, às 20h, no Teatro da Caixa (Setor Bancário Sul). Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia para estudantes, professores, pessoas com idade acima de 60 anos e empregados da Caixa Econômica). Classificação indicativa livre. Informações: 3206-6456.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação