Diversão e Arte

Reggae com chimarrão

Irlam Rocha Lima
postado em 03/06/2010 07:00
Uma feira gaúcha que virou tradição em Brasília. É assim a Expotchê, que, iniciada em 1992, chega à 18; edição, ocupando a ExpoBrasília, no Parque da Cidade. Neste ano, o evento, que ocorre de hoje ao dia 13, das 16h às 22h, homenageia o município de Flores da Cunha ; nome do militar e político que governou o Rio Grande do Sul na década de 1930 e foi presidente da Câmara dos Deputados, em 1955.

Na estrada: o pessoal do Chimarruts prepara um novo CD e DVD com músicas inéditas e regravaçõesDurante a Expotchê, o público tem contato com gastronomia, artesanato, literatura e música originários do estado sulino. Os shows de artistas riograndenses costumam chamar a atenção pela variedade de estilos, e em 2010 não será diferente: do reggae da Chimarruts à MPB com sotaque de Kleiton e Kledir, passando pelo rock de Humberto Gessinger (Engenheiros do Havaí) e Duca Leindecker (Cidadão Quem), estarão juntos no projeto Pouca vogal, haverá som para todos os gostos.

A programação de shows será aberta hoje, às 21h, com a apresentação do Chimarruts, grupo formado há 10 anos em Porto Alegre, com quatro CDs e um DVD lançados, que tem na formação Rafael Machado (vocal), Tatiana Portela (vocal), Rodrigo Maciel (guitarra), Sander Frois (guitarra), Émerson Braga (baixo), Vinicius Marques (percussão) e Nê (sax e flauta).

Este será o segundo show da banda gaúcha na capital, que em julho de 2009 mostrou seu trabalho no espaço de eventos da Asbac. ;Nos identificamos bastante com o público brasiliense. Em nossa primeira vez aí, percebemos que várias pessoas conheciam o som da banda. Chegaram a fazer coro em algumas músicas;, comenta o vocalista Rafael Machado, o Rafa, sem esconder o entusiasmo de estar retornando.

;Quando iniciamos a carreira, em 2000, a ideia era que a música do Chimarruts fosse para consumo regional, até porque, esteticamente, tínhamos essa proposta. Isso deixamos claro no disco de estreia, de 2002, que tem o nome da banda; e em Todos somos um, do ano seguinte. Mas a partir do Livre para viajar, lançado em 2005 pela gravadora gaúcha Orbeat, passamos a botar o pé na estrada e chegamos ao Paraná e São Paulo;, lembra Rafa.

O público de todo o país tomou conhecimento da Chimarruts (premiada no VMB ; Video Music Brasil ; de 2009 como melhor banda de reggae) há menos tempo, depois que a canção Versos simples entrou na trilha sonora de Malhação. O sucesso levou o grupo a ser convidado para participar da coletânea da novela global, na qual gravou a versão de Meu erro, clássico da obra dos Paralamas do Sucesso.

O Correio entrevistou Rafa por telefone, na tarde de segunda-feira, no intervalo da gravação do clipe de Quando o amor bate a porta, feita no Chalé da Praça 15, no centro histórico de Porto Alegre, para o segundo DVD, que será lançado no segundo semestre pela EMI Music. ;Tanto o DVD quanto o CD terão 14 faixas e trarão músicas inéditas e regravações. Incluímos, por exemplo, as releituras de Dia especial, do Cidadão Quem, e de Meu erro, dos Paralamas;, adianta.

Segundo Rafa, nesse projeto o Chimarruts amplia seu universo sonoro, atacando de pop, em Do lado de cá, primeiro single já distribuído para rádios, e de ska, em Hoots dance. ;Mas, obviamente, não deixamos de lado o som que nos fez conhecidos, que está representado por Só para brilhar;. Quem for assistir ao show na ExpoBrasília ouvirá pelos menos duas músicas do DVD.

Ouça a regravação de Meu erro, dos Paralamas do Sucesso, com o Chimarruts

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação