Diversão e Arte

Juca Ferreira lamenta morte de Saramago

postado em 18/06/2010 11:27
O ministro da Cultura, Juca Ferreira, lamentou, em nota, a morte do escritor português José Saramago, ocorrida nesta sexta-feira (18/6). O ministro lembrou que Saramago mantinha relações privilegiadas com o Brasil e afirmou que a perda foi recebida com muita tristeza.

;A sua perda é recebida com muita tristeza, particularmente pelos que têm apreço pela língua portuguesa e por sua importância cultural em tantos continentes. O Ministério da Cultura do Brasil se soma aos que lamentam e manifestam a dor pela perda desse grande escritor;, disse Juca ferreira, que está em Lisboa, onde participa da 7; Reunião de Ministros da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O ministro destacou que o escritor português esteve pressente em diversos eventos literários no Brasil. Juca Ferreira lembrou que em romances como O Ano da Morte de Ricardo Reis o país faz parte das reflexões de Saramago. No romance, o personagem Ricardo Reis viveu 16 anos exilado no Brasil.

O escritor português José Saramago, de 87 anos, morreu em consequência de falência múltipla dos órgãos, depois de um longo período com a saúde fragilizada. Prêmio Nobel de Literatura em 1998, Saramago morreu na Ilha de Lanzarote, uma das Ilhas Canárias, onde vivia desde os anos 90.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação