Diversão e Arte

Cinco perguntas // Sérgio Alpendre

postado em 29/06/2010 07:00


Quais são as qualidades (e os defeitos) que, individualmente refletem o cinema de Andrei Tarkovski em diretores como Béla Tarr, Aleksandr Sokurov e Sergei Paradjanov?
Se há defeito no cinema de Tarkovski, reside em algumas imagens forçosamente poéticas, notadamente em seus filmes menos densos: Andrei Rublev e O Espelho. Dos três outros cineastas, o único que de vez em quando pesa a mão nesse mesmo problema é Sokurov, em filmes como Salvai e protegei, O segundo círculo, Taurus e O sol. Sobre as qualidades, creio que Béla Tarr é o que herda a sensação de desespero dos protagonistas, enquanto Sokurov apresenta a mesma inquietação na procura de uma definição para a alma russa, e Parajanov é um caso à parte. Não um herdeiro, mas um contemporâneo, um gênio que quis colocar na mostra para que seus filmes ficassem mais conhecidos pelo cinéfilo.

A inclinação poética e a apropriação de fábulas (além de recorrente lentidão) favorecem certa atmosfera hermérica das obras a serem
apresentadas? Existem títulos de exceção?

As obras são aparentemente herméticas, no caso de Tarkovski e Béla Tarr. Já Sokurov apresenta situações instigantes e difíceis de se compreender em meio às belíssimas imagens de A pedra, por exemplo. Entre os filmes programados, creio que Páginas ocultas seja o mais próximo de ser hermético, e Stalker e Solaris os mais palatáveis. Não há juízo de valor na minha afirmação. Tanto que os filmes citados, ao lado de A cor da Romã, são meus preferidos entre todos os que trouxemos.

O que motivou a nouvelle vague soviética e em que ela se diferenciou das outras "novas ondas"?
Acho que se diferenciou sobretudo pela dificuldade de se estabalecer uma luta, ou uma ruptura em comum entre os diretores. Elem Klimov, por exemplo, para citar um outro diretor que poderia estar representado na mostra, sofreu influência do Tarkovski, é considerado parte desse jovem cinema russo que se formou nos anos 1960, mas seguiu um caminho paralelo bem diferente. Talvez essa classificação (nouvelle vague) seja injusta com esse grupo de cineastas de obras tão ricas.

O rigor das imagens é uma constante no bloco? A que atribiu o diferencial?
Acho que ao valor pictórico que os orientais (russos entre eles) atribuem às cenas. Todos os filmes soviéticos (os que vieram antes da abertura) têm essa preocupação com a imagem.

Quais os aspectos negativos da influência exercida por Tarkovski nos títulos contemporâneos?
Identifico ao menos um aspecto negativo. A sensação de que basta filmar com planos longos e abertos, poucos cortes e atores que parecem hipnotizados basta para se fazer bons filmes. Como as plateias de festivais já se habituaram a esse tipo de filme considerado "lento", alguns diretores deixam-se influenciar por esse hábito para conseguir sucesso fácil no circuito de festivais internacionais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação