Diversão e Arte

Brasília ganha novos palcos

Teatro Poupex, com capacidade para 649 pessoas, terá programação-piloto até dezembro. Outras duas salas são abertas em shoppings

Regina Bandeira
postado em 28/07/2010 07:00
O espaço para produções culturais na cidade será ampliado com três novos espaços, que entram em cena a partir de agosto, inaugurando em Brasília as salas de teatro em shopping ; no Brasília Shopping e no Iguatemi ; seguindo uma tendência que vem dando certo em São Paulo e no Rio de Janeiro. ;Não tenho o menor preconceito contra teatros em shoppings. Eles abrem mais campo para os artistas e ajudam a criar o hábito no grande público;, argumenta o diretor teatral Fernando Guimarães. Outro diretor que também é adepto do quanto mais sala, melhor é Fred Braga, da companhia G7 de comédia.

Para ele, a inauguração de salas privadas é essencial para democratizar o teatro. ;Passar por um edital é uma barreira muito difícil para diretores novos e atores desconhecidos. Os teatros privados permitem essa flexibilização;, argumenta Fred, para quem há um grande espaço ainda a ser ocupado. ;As pessoas ainda não se deram conta que abrir teatro dá dinheiro. Existe uma demanda grande em Brasília por espaços que não estejam nas mãos de governo;, argumenta.

Ao todo, são 938 novos assentos destinados ao público brasiliense interessado em assistir eventos multiculturais. No Brasília Shopping, o pequeno auditório foi remodelado e em seu lugar construído um espaço cultural de 500 metros quadrados para produções de pequeno porte. ;São apenas 100 lugares, mas nossa sala é bem confortável;, defende Anapaula Cunha, gerente de marketing do Brasília, que pretende incluir na programação pocket shows, stand-up comedies, peças teatrais e musicais. A ideia é trazer para o shopping atrações que atendam as demandas de vários públicos, como o juvenil, o de adultos e o da terceira idade.

A programação será estendida para os dias úteis. E está prevista a cobrança de bilheteria em alguns eventos. As mudanças só não alcançarão os já consagrados espetáculos infantis, que continuarão sendo encenados gratuitamente em fins de semana.

Com capacidade para 200 pessoas e uma programação voltada para peças mais reflexivas, o Teatro Eva Herz de Brasília, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, promete atender as demandas de artistas e do público frequentador da livraria. ;Queremos ser o teatro que mais tenha a cara de Brasília;, avisa o coordenador-geral de eventos da megastore, Gil Torres.

O Teatro Poupex investiu em conforto, tecnologia de luz, som e acessibilidade. Há poltronas reservadas para cadeirantes e obesos

A programação da sala, o perfil de espetáculo, formatos, dias ou horários em que estes funcionarão ainda não foram definidos. E devem ser alinhados aos poucos, ao longo do semestre, seguindo o perfil dos frequentadores da casa. Pelo projeto inicial, serão priorizadas produções e artistas locais, mas o teatro também pretende fazer um intercâmbio com as peças e os eventos encenados no Eva Herz, da Livraria Cultura de São Paulo.

Das 11 Culturas espalhadas no país, somente no Iguatemi de Brasília e no Conjunto Nacional de São Paulo foram construídos teatros com capacidade para 200 pessoas. Na outras filiais há auditórios destinados a palestras e a lançamentos de livros, para menos espectadores. Quem quiser apresentar um espetáculo no palco do teatro da Livraria deve enviar a proposta para o coordenador-geral de eventos da Livraria Cultura, Gil Torres: gil@livrariacultura.com.br.

Único fora de shopping, o Teatro Poupex foi construído no Setor Militar Urbano, ao lado do Clube do Exército, e é o maior deles: tem 649 lugares e um palco de 230 metros quadrados. A estrutura do teatro investiu em conforto, tecnologia de luz, som e acessibilidade; há poltronas reservadas para cadeirantes e obesos, além de camarins coletivos e individuais confortáveis para receber grandes espetáculos.

A partir do segundo semestre, o Poupex terá uma programação-piloto para testar os equipamentos de luz, som e palco. Em outubro, deverá ser lançado o edital de Permissão Qualificada de Uso, para os artistas ; profissionais ou não ; que tiverem interesse em utilizar o espaço entre janeiro e junho de 2011. Em maio, sairá o edital para a ocupação do teatro de julho a dezembro. As propostas serão avaliadas por uma comissão formada por técnicos e dirigentes da Poupex (Associação de Poupança e Empréstimo). Segundo a gerência de comunicação social da Poupex , o edital ainda sendo preparado; mas, de acordo com ela, serão permitidos espetáculos amadores ou profissionais, em teatro, dança, música ou cinema.

Novidades

Teatro: Poupex

Onde fica: Setor Militar Urbano
Capacidade: 649 lugares
O que oferece: um espaço grande para produções multiculturais de médio e grande porte
Como fazer para se apresentar lá: concorrendo à seleção do edital
Bilheteria: será cobrada
Inauguração: em dezembro, com apresentação do G-7.

Teatro: Espaço Cultural

Onde fica: Brasília Shopping
Capacidade: 100 lugares
O que oferece: espaço para pequenas produções; monólogos, stand-up comedies, infantis, aulas e palestras.
Como fazer para se apresentar lá: a seleção da pauta seguirá critérios de qualidade da montagem. A gerente de marketing Anapaula coordena o processo de seleção
Bilheteria: será cobrada em determinados eventos
Inauguração: em agosto a programação adulta entra em cartaz com uma comédia. Ainda não está confirmado o nome do espetáculo

Teatro: Eva Herz

Onde fica: Livraria Cultura, shopping Iguatemi
Capacidade:200 lugares
O que oferece: espaço para evento multiculturais; os textos serão avaliados pelo diretor de eventos da livraria, mas se seguir o estilo do teatro de São Paulo, privilegiará peças reflexivas
Como fazer para se apresentar lá: enviar e-mail para gil@livrariacultura.com.br
Bilheteria: não será cobrada
Inauguração: em agosto, mas a programação ainda não está fechada

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação