Diversão e Arte

Jaime Ernest Dias e Francisca Aquino tocam clássicos, como os de Ernesto Nazaré

Já o trio Sonare volta ainda mais no tempo

Irlam Rocha Lima
postado em 29/07/2010 07:00
A primeira e segunda geração de compositores de choro, atuantes entre a segunda metade do século 19 e a primeira do século 20, serão focalizadas no show que o violonista Jaime Ernest Dias e a pianista Francisca Aquino farão amanhã, às 20h30, na Sala Cássia Eller do Complexo Cultural da Funarte, pelo projeto A música na linha do tempo.

Grupo Sonare: peças do repertório para cordas de compositores do século 16 até início do século 19Bacharel em música pela Universidade de Brasília (UnB), Jaime pertence a uma família de artistas que tem como matriarca Odette Ernest Dias, dona da casa onde foram criadas as bases para o Clube do Choro. Com atuação destacada na cena musical da cidade, desde a segunda metade de década de 1970, ele tem formado e dirigido grupos instrumentais como a Orquestra de Violões. Francisca de Aquino, pianista, arranjadora e professora da Escola de Música (EMB), tem desenvolvido intenso trabalho como camerista, no Brasil e no exterior.


Ouça primeiro movimento da Sonata para violoncelo,de Heitor Villa-Lobos

Os dois, que têm vários discos gravados, prepararam para o projeto repertório que contempla a obra de compositores com importante contribuição para a música brasileira. ;Vamos tocar choros, valsas que abrangem o período entre 1920 e 1930, de autores como Ernersto Nazareth, Heitor Villa-Lobos, Garoto, Armandinho Neves e Quincas Laranjeiras, entre outros, com arranjos para a formação de violão e piano;, anuncia Jaime.

Do roteiro do show fazem parte, por exemplo, Batuque e Turbilhão de beijos (Ernesto Nazareth), Tira poeira (Sátiro Bilhar), Sabará (Quincas Laranjeiras), Desvairada (Garoto), Sons de carrilhões (João Pernambuco). ;Vamos fazer, também, três movimentos ; Choro, Xote choro e Gavotta choro ; da Suíte Popular Brasileir, de Villa-Lobos;, adianta o violonista.

Sonare
[FOTO2]Trio formado por Iara Ungarelli (viola de gamba), Zoltan Paulinyi (violino barroco) e Felippe Maravalhas (guitarra barroca teorbada), o Sonare será a atração da parte erudita do A música na linha do tempo, em recital no sábado, às 17h. ;Executaremos peças do repertório para cordas de compositores do século 16 até início do século 19;, adianta Maravalhas.

Entre os compositores que serão ouvidos no programa estão os italianos Dario Castello, o alemão Iguaz Franz, o francês Georg Muffat e o espanhol Gaspar Sanz. Criado em 2005, o Sonare utiliza réplicas de instrumentos originais, com técnicas e maneirismos históricos. Um dos atrativos e diferenciais do grupo é o uso da guitarra teorbada, instrumento raro ; um híbrido entre a guitarra barroca e a teorba, usadas no início do século 17. No ano passado, o trio lançou o CD Suonate di celebri auttori.

Música na linha do tempo
Show do violonista Jaime Ernes Dias e da pianista Francisca de Aquino, amanhã, às 20h30; e recital do Trio Sonare, sábado, às 17h, na Sala Cássia Eller do Complexo Cultural da Funarte (Setor de Difusão Cultural, arrás da Torre de TV). Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia). Classificação indicativa livre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação