Diversão e Arte

O encontro de Cissa e Verissimo

Atriz enfrenta a tragédia da perda do filho com trabalho. Hoje, ela lerá cinco textos do escritor gaúcho no CCBB

postado em 11/08/2010 07:00
Verissimo: O humor e a verve de Luis Fernando Verissimo são a atração da noite de hoje no projeto Escritores brasileiros, no CCBB Brasília. O evento, que estreou no mês passado com uma divertida união entre a escritora Martha Medeiros e a atriz Cássia Kiss, promete mais risadas esta noite. A timidez em forma de ironia fina do autor gaúcho se unirá à comicidade histriônica da atriz carioca Cissa Guimarães, que confirmou presença na capital. ;Na semana passada, ela me passou um torpedo, dizendo: ;Vou a Brasília, sim. Meu filho quer que eu trabalhe e continue a minha missão;;, conta o curador do projeto, Marcelo Andrade.

Cissa lerá cinco textos ainda não publicados em livro, escolhidos pelo próprio Verissimo. ;São todos com diálogos, que o talento da Cissa como atriz certamente valorizará;, comenta o escritor. A programação é dividida em duas etapas: na primeira, o escritor fala sobre sua trajetória e obra. Em seguida, o ator ou personalidade convidado sobe ao palco para ler trechos de publicações do palestrante. Em seguida à intervenção artística, é aberta uma sessão de perguntas e respostas entre o público presente e o autor.

Cisa Guimarães: Também fazem parte do Escritores brasileiros as oficinas de leitura, ministradas por professores da Cátedra Unesco de Leitura, da PUC-Rio. Com três horas de duração cada, elas têm como objetivo disseminar conhecimentos e técnicas que ajudem a sensibilizar e a orientar qualquer pessoa a desenvolver o gosto pela leitura, sempre usando textos dos escritores homenageados no projeto. No sábado, Marta Morais, da Universidade Federal do Paraná, abordará Humor e literatura, às 9h30. Rogério Lima, da UnB, ministra a oficina das 14h, cujo tema é Literatura e ensaio. ;Os participantes são estimulados a desenvolver núcleos de leitura em suas cidades;, acrescenta Andrade.

O Escritores brasileiros está sendo realizado simultaneamente nos CCBBs de Brasília e do Rio de Janeiro. Na semana passada, Nelson Motta e Marília Pera, que foram casados e têm duas filhas, estrelaram a edição carioca do projeto. Tudo indica que repetirão a dobradinha por aqui, em novembro. ;Marília ficou entusiasmadíssima, mas por conta de compromissos profissionais só pode ser confirmada mais perto da data;, comenta Andrade. A próxima leitura na capital reunirá, em 15 de setembro, Zuenir Ventura e um ator ou atriz a ser escalado.

Escritores Brasileiros

Palestra e leitura de textos de Luis Fernando Verissimo, com a presença do autor e da atriz Cissa Guimarães. Hoje, às 19h30, no Teatro I do CCBB Brasília (SCES, Trecho. 2, Conjunto 22; 3310-7087). Entrada gratuita mediante retirada de senha, distribuída uma hora antes. Duração de 105 minutos. Classificação indicativa: 12 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação