Diversão e Arte

Com o pé no mundo

Quinteto de Ceilândia se prepara para a primeira turnê internacional, com sete datas no Japão

postado em 20/08/2010 07:00

Endless circle, primeiro disco da banda UnderPain, foi gravado no começo do ano e será lançado em setembroEnquanto muitas bandas se esforçam para serem reconhecidas primeiramente numa escala local, com vistas ao mercado nacional, a UnderPain pula essas etapas e mira a flecha para o outro lado do mundo: o Japão. Não que eles tenham esnobado o underground de Brasília, mas as várias tentativas de diálogo (sem sucesso) com empresários e produtores locais fez com que o quinteto de heavy metal de Ceilândia tomasse esse caminho. ;É um trabalho de muitos anos, vimos que o mercado nacional não estava a nosso favor, tínhamos um material legal e ninguém no Brasil, e especificamente em Brasília, estava dando atenção;, desabafa o guitarrista Ivan Melo. ;Então resolvemos focar o mercado internacional, até a Black Sun Management, uma empresa de Londres, ouvir e se interessar pelo nosso trabalho. Ela tem agenciado todos os nossos shows (tanto no Brasil como fora) e fechado alguns bons contratos a nosso favor.;

Em novembro, a banda embarca rumo ao Japão para uma série de shows na terra do sol nascente. A turnê começa no dia 20, em Tokyo. A última apresentação, marcada para o dia 28 do mesmo mês, acontece em Sapporo. Tudo fechado graças à empresa londrina, que ainda tenta levar a UnderPain para a Europa, onde distribuirá o álbum Endless circle ; a ser lançado mundialmente no primeiro dia de setembro. ;Os shows na Europa não estão totalmente fechados, pois só compensa irmos se tivermos mais ou menos 30 datas confirmadas. Afinal, não temos nenhum apoio financeiro de empresas brasileiras, já que elas preferem pagar mais caro depois, se o artista fizer sucesso;, alfineta Ivan.

O lançamento do álbum Endless circle só foi possível porque a banda lançou o EP virtual Chosen paths, que despertou o interesse do pessoal da Black Sun Management. Fechados os contratos, a banda ; que, além de Ivan, conta com Thiago Bueno (voz), Carlos Fides (teclado), Anderson Souza (baixo), e Kayo John (bateria) ; se ;enclausurou; em fevereiro deste ano numa fazenda fora de Brasília por 10 dias. Depois de prontas as canções, era hora da pré-produção, que ficou a cargo de Jesiel Candeia (Coda Studios). O resultado final saiu dois meses depois.

Profissionalismo
Quem escuta as canções da banda tem uma ligeira impressão de se tratar apenas de mais um nome da cena heavy metal mundial. Entretanto, o grupo não se limita a rótulos e também passeia por gêneros como o thrash com desenvoltura. Melodia e agressividade andam lado a lado, em perfeita harmonia. Novidade? Não, mas em tempos de instantaneidade, a banda faz o possível para não cair no lugar-comum e leva o trabalho bem a sério. O profissionalismo do quinteto é tão grande, que o ouvinte jamais pensará que a UnderPain tem apenas dois anos de estrada (sem contar os vários ex-projetos dos integrantes). Essa sensação só aumenta quando se visita o MySpace dos caras.

O diferencial ainda pode ser observado nas mensagens que a banda tenta passar. A música deles mostra esse conceito de cultura na qual o mundo contemporâneo está inserido. ;Nossas letras são um pouco conceituais. Falamos de como o indivíduo está condicionado a viver. Por mais que você tente sair de uma cultura, acaba se inserindo em outra;, filosofa o guitarrista.

As despesas com a Endless tour no Japão serão bancadas pelos produtores dos shows de lá. ;Não exigimos nada demais, só o que é de direito: passagem, hospedagem, alimentação e cachê. Temos grandes parceiros aliados, nossos endorses têm dado grande apoio;, conta Ivan. Antes dos shows na Ásia, a banda lança Endless circle em três apresentações no Brasil: São Paulo (8/9), Teresina (9/9) e Palmas ; data a confirmar.


UNDERPAIN
Endless circle, primeiro álbum da banda brasiliense UnderPain. Lançamento: 1; de setembro. Produzido por Jesiel Candeia. Conheça a banda no site: www.myspace. com/underpainbrasil.


Agenda
Tokyo (20/11)
Yokohama (21/11)
Nagoya (22/11)
Kobe 24/11)
Fukuoka (26/11)
Kawasaki (27/11)
Sapporo (28/11)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação