Diversão e Arte

Juliana Paes é a superstar

Enquanto espera o bebê nascer, a atriz filma em Hollywood e vai comandar reality show Por um fio a partir de setembro

Nahima Maciel
postado em 22/08/2010 11:48
Juliana Paes se sente bastante cômoda sobre um salto 10 com uma barriga de cinco meses de gravidez. ;Salto nunca me deixa desconfortável;, explica. O desconforto chega de outras situações, como a histeria que acomete as pessoas quando a atriz circula em eventos para os quais foi contratada. ;Fico muito desconfortável. Mas estou acostumada;, diz. Um grupo de sete seguranças cercava Juliana na semana passada, quando passou por Ceilândia durante a promoção de um empreendimento imobiliário para o qual emprestou o rosto como garota propaganda.

Juliana chegou em comitiva formada por dois carros, maquiador, assistente encarregado de segurar os óculos escuros da atriz, uma empresária e os seguranças. A visita durou 1h30, rendeu centenas de fotos em celulares e câmeras digitais e muitas poses com a maquete do empreendimento. É propaganda pura, coisa que a atriz tem feito com certa frequência. A passagem por Brasília foi o último trabalho antes da chegada de Pedro, o filho com o empresário Carlos Eduardo Baptista, que deve nascer no Natal.

Enquanto espera o bebê, Juliana acalenta também projetos concluídos. Em setembro ela estreia na apresentação com o reality show Por um fio, produzido pelo GNT, canal de TV fechado. Um time de 12 cabeleireiros confinados em uma casa em Vila Mariana, na capital paulista, competem por prêmio na composição de penteados e cortes. No próximo ano, é a vez do cinema. A atriz estrela comédia romântica dirigida por Marcio Garcia. Previsto para ser lançado em 2011, Bed & Breakfast é a história de uma vendedora de loja que herda vinícola na Califórnia e decide transformar a propriedade em pousada.

Juliana passou 25 dias em Los Angeles, em julho último, para gravar as últimas cenas antes que a barriga da gravidez começasse a aparecer. No elenco estão Dean Cain (o Super-homem da série Lois & Clark) e Jason Alexander (Seinfeld). A atriz gravou em inglês, mas com sotaque brasileiro. Por enquanto, o Emmy de melhor novela abocanhado por Caminho das índias não rendeu trabalho concreto, mas a atriz já confessa sentir o efeito quando sai para jantar em restaurantes no exterior. ;Pessoas que não são brasileiras acabam me reconhecendo e assediando por isso;, repara. Abaixo, a atriz de 31 anos fala do desafio de filmar nos Estados Unidos, da preparação para se tornar apresentadora e do trabalho como garota propaganda.

Ponto a ponto - Juliana Paes

Bed & Breakfast
Foi muito bom ter trabalhado com uma equipe nova. Eu nunca tinha trabalhado com uma equipe americana e foi bom entender a maneira como eles trabalham. Eles têm um cronograma muito mais apertado que o nosso, a gente tinha pouco tempo e conseguimos fazer dois terços do filme em 20 dias. Foi muito proveitoso. Quando dizem que Hollywood e Los Angeles são lugares de fazer cinema é porque eles realmente têm total domínio do que estão fazendo. Eles fazem bem e conseguem fazer rápido, o que é difícil.

TV x cinema
A diferença é o tempo. O que eles chamam de timing. Na televisão você faz tudo um pouco mais rápido. É uma fábrica de cenas, cada dia você tem uma cena diferente e tem que se adequar sem saber o que vai acontecer no futuro, você nunca sabe como vai terminar seu personagem. Fazer cinema é um pouco mais laborioso, primeiro porque você consegue trabalhar melhor as cenas porque tem mais tempo ; grava-se três cenas por dia ;; segundo porque você sabe o resultado que quer no final, com já sabe qual o final, o desfecho da história, muda também um pouco a maneira como você vai desenhar o personagem para chegar naquele ponto. Na TV é sempre uma obra aberta.

Apresentadora
É muito diferente. Apresentar é uma tarefa que requer muita concentração. Eu sou muito brincalhona, então eu não queria fazer um personagem para apresentar. Ao mesmo tempo em que você tem que manter uma postura, uma seriedade para que as pessoas e os participantes te endentam. Ao mesmo tempo que tem que ter a seriedade, eu não queria perder a minha espontaneidade, que acho que é uma característica minha e acho que as pessoas imaginam me ver assim. As pessoas não imaginam me ver uma persona diferente só porque estou apresentando. Equilibrar isso é que foi o desafio da empreitada. Mas acho que consegui. Fiquei feliz ao fazer, não me senti desconfortável. O resultado da temporada vai dizer se as pessoas gostaram ou não.

Publicidade
É sempre delicado. Não é uma brincadeira de quem dá mais. Quando decido emprestar a sua figura e associar seu nome a um produto o que eu e meu escritório tentam verificar é se é uma empresa de credibilidade no mercado. A gente procura pessoas que lidam com as determinadas empresas, saber quem já trabalhou com ela. A gente faz uma pesquisa antes de aceitar e assinar um contato. E eu tenho que gostar. É muito ruim ter que botar o seu sorriso e de fato não usar aquilo, não gostar daquilo. Acho que é justamente isso. Quando você gosta ou acredita naquele produto você empresta sua figura de maneira mais correta porque vai fazer com gosto. A pior coisa é gravar um comercial de uma coisa que você não gosta. Jamais faria propaganda de uma coisa que fato não gostasse. Não seria eu, ficaria falso. Quando sou garota propaganda não faço personagem nenhum.

Emmy
O Emmy é um evento muito específico da televisão. Claro, a comunidade internacional aprecia bastante. Mas em termo de resposta de trabalho é difícil quantificar. É óbvio que é maravilhoso você poder dizer que ganhou um Emmy, é sempre muito bom para o currículo, mas não sei dizer o que veio ou o que vem em função disso. É óbvio que a gente sente que se projetou de alguma maneira, mas não sei como mensurar isso. As pessoas ligam, perguntam, sondam, querem saber agenda, mas não posso te dizer que fiz determinando trabalho por causa disso.

Projetos
Meu projeto agora é só a maternidade. É o único no momento. Não tenho nada (de projeto) marcado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação