Diversão e Arte

The Pacific, Glee, Mad Men e George Clooney: os destaques do Emmy 2010

Agência France-Presse
postado em 27/08/2010 11:42
Los Angeles - Com a minissérie "The Pacific" e as séries "Glee" e "Mad Men" entre aquelas com maior número de indicações, a televisão americana viverá no domingo sua festa anual do Emmy, uma premiação que tenta homenagear tanto a qualidade como a popularidade e que este ano honrará o humanitarismo de George Clooney. [SAIBAMAIS]"The Pacific" recebeu 24 indicações, enquanto a comédia musical "Glee" 19 e o drama "Mad Men" 17. Mas a 62ª edição do Emmy, que acontecerá no domingo no teatro Nokia, no centro de Los Angeles, também será marcada por um prêmio honorário ao ator George Clooney por seus esforços humanitários, especialmente por ter promovido este ano o especial de televisão "Hope for Haiti", programa que concorre ao Emmy. "George Clooney era uma opção óbvia para este prêmio", disse John Shaffner, presidente e diretor executivo da Academia das Artes e Ciências Televisivas, ao elogiar os esforços do ator, diretor e produtor nas campanhas pelas vítimas do terremoto de fevereiro no Haiti, durante a crise do furacão Katrina e seu trabalho de conscientização sobre o genocídio em Darfur. Entre os canais com maior número de produções e/ou atores candidatos ao prêmio o destaque é a rede HBO, com 101 indicações, duas a mais que no ano passado, sobretudo pela minissérie ambientada durante a Segunda Guerra Mundial "The Pacific", que tem entre seus produtores Tom Hanks e Steven Spielberg.
Veja trailer de The Pacific
A produção já recebeu inclusive um Emmy, de melhor elenco de minissérie, no anúncio dos prêmios técnicos no dia 21 de agosto. Em segundo lugar no número de indicações aparece o fenômeno "Glee", da FOX, com 19, enquanto a série vencedora na categoria drama no ano passado, "Mad Men", sobre o mundo implacável e competitivo da publicidade em Nova York durante os anos 60, recebeu 17 indicações ao Oscar da televisão. A série "30 Rock", que mostra os bastidores de um programa humorístico da rede NBC, criada por Tina Fey, recebeu 15 indicações. Ainda na categoria comédia, outra novidade é "Modern Family", do canal ABC, que mostra as aventuras de uma família disfuncional, que recebeu 14 indicações, entre elas uma de atriz coadjuvante para a colombiana Sofía Vergara. Outro destaque é "Lost", com 12 indicações, que pode fechar com chave de ouro a saga da série, que concorre a melhor drama e teve vários atores indicados. O humorístico "Saturday Night Live" também recebeu 12 indicações. Na categoria de ator dramático concorrem Hugh Laurie por "House", Jon Hamm de "Mad Men", Michael C. Hall por "Dexter", Kyle Chandler de "Friday Night Lights", Bryan Cranston por "Breaking Bad" e Matthew Fox de "Lost". Alec Baldwin por "30 Rock" e Steve Carell, protagonista de "The Office", estão entre os indicados para melhor ator de comédia, ao lado de Jim Parsons ("The Big Bang Theory"), Larry David ("Curb Your Enthusiasm"), Matthew Morrison ("Glee") e Tony Shalhoub ("Monk"). As indicadas como melhor atriz de drama incluem Glenn Close, de "Damages", January Jones por "Mad Men", Kyra Sedgwick de "The Closer", Julianna Margulies por "The Good Wife", além de Connie Britton de "Friday Night Lights" e Mariska Hargitay por "Law & Order: Special Victims Unit". Tina Fey por "30 Rock" volta a concorrer como atriz de comédia, ao lado Edie Falco por "Nurse Jackie', Amy Poehler por "Parks and Recreation", Lea Michele por "Glee", Julia Louis-Dreyfus de "The New Adventures Of Old Christine" e Toni Collette de "United States Of Tara".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação