Diversão e Arte

2ª edição do Brasília Gourmet é um verdadeiro banquete para os sentidos

Ingredientes e temperos de todos os tipos marcam o evento organizado pelo Correio

postado em 02/10/2010 08:00
Na culinária, eles podem ser protagonistas ou coadjuvantes, mas nunca perdem a majestade. Os ingredientes e os temperos criam e recriam misturas, transformam pratos, contam histórias e marcam a gastronomia de uma região ou país. Por isso, os produtos gastronômicos, não importa se for um maracujá, uma flor de sal, um vinho branco húngaro ou uma castanha de baru do cerrado, são o grande destaque na segunda edição Brasília Gourmet, evento organizado pelo Correio, que começou ontem e termina amanhã.

Vidro de sal negro do Havaí: um dos temperos exóticos presentes no eventoTemperos exóticos, diversos tipos de sal, vinagres, azeites e até mesmo as famosas trufas italianas, o cogumelo raro que é colhido apenas em uma época do ano, vão estar nas prateleiras de um estande do evento. O poder dos sais artesanais e com propriedades naturais são o grande diferencial de um prato na cozinha gourmet. ;Além da diferença do sabor, eles fazem bem para a saúde e são indicados para quem tem problemas de hipertensão. A diferença é que eles não têm tanto cloreto de sódio, têm mais magnésio e mais potássio;, explica Rogério Muniz Netto, proprietário do Mercadinho La Palma.

Flor de sal, guerrain, sal do Himalaia, sal aromatizado com vinho e o sal negro do Havaí são alguns dos temperos que podem dar um toque especial em qualquer prato. Segundo Rogério, que faz um workshop hoje à tarde sobre o poder dos sais na cozinha, temperar não é o mesmo que salgar. ;Especiarias e ervas finas podem dar sabor a qualquer prato. Com alecrim e manjericão, por exemplo, é possível transformar um prato sem colocar nada de sal. Vamos ensinar essa técnica no evento;, conta o empresário. Durante a aula, ele ainda vai preparar uma massa com manteiga de trufas negras, que também é considerada um iguaria na gastronomia.

Festa de abertura do evento, na quinta-feira à noite: estandes repletos dos mais deliciosos ingredientes e temperos. Até amanhã, é possível participar de dezenas de aulas e workshopsA premiada chef Roberta Sudbrack, primeira mulher a assumir as panelas do Palácio da Alvorada, é grande defensora do uso da flor de sal na cozinha. ;É um produto maravilhoso, natural, uma pérola da natureza;, escreveu, durante uma campanha para que os gourmets começassem a usá-lo mais, em seu blog e no Twitter. A cozinheira apresenta uma aula hoje no Brasília Gourmet sobre a cozinha brasileira moderna e a valorização dos ingredientes brasileiros. Ela deve ensinar três receitas: tartare de abóbora, quiabo defumado em camarão semicozido e curau com pele de banana e caviar. Roberta é fã de produtos do cerrado, especialmente da castanha de baru e do pequi.

Sem desperdícios
Para usar melhor ingredientes, especialmente aqueles do dia a dia, e aprender receitas saborosas, saudáveis e econômicas, especialistas do Programa Cozinha Brasil SESI devem ensinar técnicas para utilizar melhor os produtos na hora de cozinhar. ;Queremos mostrar como o aproveitamento dos alimentos pode ser nutritivo. As cascas e os talos muitas vezes são deixados de lado, e eles rendem bons pratos, cheios de nutrientes e mais baratos. Ao fazer isso, ainda ajudamos o meio ambiente, porque não produzimos uma grande quantidade de lixo orgânico;, afirma Fernanda Gomes Carvalho da Silva, supervisora do programa.

Durante a demonstração, elas vão dar o passo a passo de dois pratos: bolo de casca de banana e suco da horta, feito com maracujá, couve e limão. Segundo Fernanda, todas as partes de vegetais e frutas podem ser utilizadas na cozinha. ;Vamos ensinar técnicas para usar casca de abóbora e chuchu e como aproveitar os talos da couve, salsinha e cebolinha, que grande parte da população joga fora;, conta a nutricionista. Para completar, todos os participantes da palestra vão poder degustar os quitutes feitos na hora do evento. As palestras ocorrem hoje e amanhã.

Tartare de abóbora: destaque da aula da chef Roberta SudbrackPara os amantes do vinho, a distribuidora Art Du Vin vai apresentar sua carta com rótulos da Argentina, da África do Sul, da Austrália, do Chile, da Espanha, dos Estados Unidos, da Hungria, da Itália e de Portugal. Um sommelier vai atender o público para dar sugestões, por exemplo, de harmonização e de quantas garrafas comprar para uma festa. ;Vamos também fazer degustações para os visitantes poderem provas as novidades. A preferência do público é sempre escolher vinhos chilenos e argentinos, pelo preço e pela qualidade, mas temos muitos apreciadores que começam a ser arriscar com portugueses e espanhóis, que chegaram com tudo no mercado brasileiro;, revela o proprietário da loja, Marcos Rachelle.

Vinhos, carnes, temperos e produtos do cerrado também poderão ser encontrados em estandes montados no evento. Quem for visitar o Brasília Gourmet vai encontrar os utensílios vendidos pela Kaza Chique, comprar peixes na banca do Empório Selecta, cortes de carne diferenciados no Viande, carnes de caça no Frigorífico Campestre e os últimos lançamentos de livros de gastronomia da Editora Senac. As aulas e os workshops ocorrem durante todo o dia, e o Espaço Kids Gourmet, especial para as crianças, vai apresentar uma programação voltada para os pequenos chefs.

Os visitantes também podem se deliciar com o exclusivo Café Alice, comandado pela chef Alice Mesquita. No cardápio, opções de lanches e almoço. Entres os itens: salada vegetariana com gorgonzola, carne à bourguignonne, sanduíche de salmão defumado ou estrogonofe de filé e empada de frango com catupiry. Para os doces, a cozinheira preparou torta de chocolate, brigadeiro (tradicional, crocante de castanha e cr;me cr;lée) e vai servir picolés dialetto de limão siciliano, pistache, menta e chocolate, gianduia e sorbet de chocolate de origem. A chef vai contar com a ajuda de quatro estudantes de gastronomia, divididos entre salão e cozinha, além da sua equipe.

Programação do Brasília Gourmet

SÁBADO, 2 de outubro

; Aulas dos chefs

10h às 11h
Cozinha contemporânea
Trilogie des oeufs William Chen Yen

11h30 às 12h30
Cozinha contemporânea
Arroz de bacalhau com brócolis e castanhas de baru
Alice Mesquita

14h às 15h
Técnicas de sobremesas
Minitartelete de pêra ao aroma de amêndoas e baru
Lena Gomes

15h30 às 16h30
Cozinha espanhola
Codornas à moda do Montserrat
Juan Pratginestós

17h às 18h
Cozinha moderna brasileira: a complexidade do simples
Tartare de abóbora; quiabo defumado em camarão semicozido; curau, pele de banana e caviar
Roberta Sudbrack

; Workshops

10h às 11h30
Cozinha japonesa e temakis Mie Hiramatsu
Cristiano Arantes Komiya

14h às 15h30
Sais e temperos gourmets, revolução na cozinha
Rogério Muniz

16h às 17h30
Cervejas artesanais: um novo olhar para o mercado
Lígia Marcondes, do Senai

18h às 19h30
Cortes de carnes
Francisco Ansiliero

; Palestras e oficinas gratuitas

10h às 11h30
Aproveitamento integral dos alimentos ; Programa Cozinha Brasil SESI
Mayra Magalhães

14h às 15h30
Requisitos de Certificação de Serviços de Alimentação ; NBR 15.635
Alessandra Machado, do Senai

16h às 17h30
Programa Alimentos Seguros ; PAS
Leonir Martello

DOMINGO, 3 de outubro

; Aulas dos chefs

10h às 11h
Cozinha árabe Maklub de carneiro com baru
Lucilene Silva

11h30 às 12h30
Cozinha contemporânea
Pirarucu defumado, casquinhas de biscoito de polvilho e pimenta cumaru, com folhas de jambu e alface / Surubim marinado com raspas de mexerica-cravo e de limão
Simon Lau Cederholm

; Workshops

10h às 11h30
Sorvetes do cerrado
Sorvete de mangaba
Rita Medeiros

14h às 15h30
Os prazeres da mesa num mundo sem glúten
Carpaccio de pupunha e tomate; pizzas com massa à base de féculas; bolo cremoso de laranja com farinha de amêndoas; petit gâteau de chocolate
Shirley Soares

16h às 17h30
Finger foods
Leninha Camargo

; Palestras gratuitas

14h às 15h30
Tecnologia em panificação
Reismar Rosa

16h às 17h30
Aproveitamento integral dos alimentos
Programa Cozinha Brasil SESI
Carolina Vieira


Serviço

Brasília Gourmet, hoje e amanhã, no Unique Palace, Setor de Clubes Sul Trecho 2, próximo à Ponte JK. Horário de funcionamento: sábado das 10h às 19h30 e domingo das 10h às 17h. Entrada franca. Mais informações no site www.brasiliagourmet.com.br

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação