Diversão e Arte

Com estrutura debilitada, Feira do Livro começa nesta sexta-feira

Feira enfrenta a crise política do DF e tenta sobreviver com atrações locais e palestras de especialistas para concurseiros

Nahima Maciel
postado em 08/10/2010 07:13

A 29; Feira do Livro de Brasília começa hoje com uma programação de literatura de ficção local e estrutura debilitada. Depois de três edições em crise ; houve desde corte de luz até ;esquecimento; de palestras de autores convidados ; e 10 anos no Pátio Brasil, a feira volta para o Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade e ganha uma configuração que dá espaço considerável à indústria dos concursos e à não-ficção.

Com orçamento de R$ 2 milhões e realizada pela Associação dos Bibliotecários e pela Câmara do Livro do Distrito Federal, a feira foi organizada em apenas 40 dias, o que prejudicou a programação. ;Esta Feira do Livro, assim como outros eventos culturais da nossa cidade, sofreu muito com a crise política do DF;, avisa Anderson Batista, presidente da Câmara do Livro. ;Foi feita muito em cima da hora, mas tem nova roupagem, novo modelo e quer levar para a sociedade a discussão sobre o livro. Apesar das dificuldades, temos o orgulho de mantê-la viva.;

A feira abre hoje com uma apresentação da Orquestra de Metais e Percussão Instituto Grupo Pão de Açúcar e com a palestra Vida e ficção ; Monólogo da vida, de Ana Miranda. A programação ainda não está inteiramente fechada, mas já exibe uma lista de palestras com temas bastante variados que incluem de marketing a psiquiatria, com algumas poucas pitadas de literatura de ficção.

Professores de cursos para passar em concursos e autores de apostilas serão responsáveis por quatro palestras durante os 10 dias de feira. ;Aqui em Brasília temos um público concurseiro, as pessoas se preparam muito. É uma maneira de levar o público jovem para a feira;, explica Iza Antunes, presidente da Associação dos Bibliotecários do DF.

Boa parte dos autores convidados são de Brasília e vão conversar com o público no Espaço do Autor e no Café Literário. Os jornalistas André Giusti, Ségio Leo e Sérgio Maggio, subeditor do Diversão, participam de uma mesa sobre literatura e prática jornalística. Maggio é autor do livro-sreportagem Conversas de cafetinas, lançado em 2009 e terceiro lugar no Prêmio Jabuti de Reportagem. Sérgio Leo publicou, em 2009, o livro de contos Mentiras do Rio, e André Giusti fala de Brasília em A liberdade é amarela e conversível.

[SAIBAMAIS]A poesia e a literatura infantil contam com extensa lista de lançamentos e debates. O ilustrador Jô Oliveira vai ensinar às crianças a magia dos quadrinhos em cordel ao lado de Manoel Monteiro, autor de O gato de botas. Fátima Bueno fala sobre Estou na quadra, livro no qual narra a experiência de viver numa superquadra, e Cinthia Kriemler destaca os contos de Para enfim me deitar na minha alma. Este ano, o homenageado será o poeta Nicolas Behr, que participa do encontro OiPoema ao lado de Cristiane Sobral, Luís Turiba, Angélica Torres Lima e outros poetas. Projetos que promoviam o diálogo de alunos das escolas públicas do DF com autores cujos livros haviam lido durante o ano foram suspensos, mas os organizadores realizaram parcerias para levar os jovens leitores à feira.

Oficinas
Temas menos literários ; caso de meio ambiente, sociologia e ciência ; ocupam boa parte da programação com autores como Miguel Fontes, de Marketing social - novos paradigmas; Celso Faria, de Os vipirisados ; a dura rotina de quem quer ser vip; Gustavo Baptista, de Aquecimento global: ciência ou religião; e Ulysses de Castro, de Reforma psiquiátrica e o louco infrator. Oficinas de decoração de marcadores de livros, cerâmica, grafite, teatro e ilustração também estão agendadas. A área de produção e comercialização de livros ganhou lugar especial com palestras sobre edição e vendas pela internet. O evento tem ainda shows e saraus de poesia com artistas locais como Sumedha, Grupo Vidança, Urdidura de sonhos e assombros, Cia. Mambembricantes, Grupo Musical Nova Era, Grupo Coletivo Aquilombando e a banda Archeologos.

Segundo Iza Antunes, a mudança para o Parque da Cidade aconteceu porque os organizadores receberam muitas reclamações referentes ao espaço no Pátio Brasil. ;As pessoas que iam ao Pátio reclamavam. É um ambiente mais silencioso, este ano resolvemos oferecer mais conforto. As crianças vão poder circular melhor;, acredita Iza. No total, serão 154 estandes com participantes como as editoras UnB, Thesaurus e Senado, além de livreiros da cidade, caso de Francisco Joaquim de Carvalho, conhecido como Chiquinho, que foi convidado e não precisará pagar pelo espaço.

Shows
Há uma semana, a Câmara do Livro divulgou uma série de shows com artistas como Elba Ramalho, Diogo Nogueira, Pato Fu e Alceu Valença, mas a programação foi cancelada. ;Haveria dinheiro referente a uma emenda parlamentar que viria para cobrir os shows da Arena Cultural, mas por questões de documentos optamos por não realizar;, explica Eginaldo Pinheiro, consultor da Allumini Soluções, empresa que realiza o evento.

O anúncio dos possíveis shows indignou artistas que participaram da feira no ano passado e até hoje não receberam o pagamento dos cachês. ;A gente viu que iam contratar artistas de fora que, sabemos, têm cachê alto. Não tinha sentido eles receberem antes da gente. No ano passado quisemos ajudar a feira e nos deram um calote;, diz Rênio Quintas, que se apresentou na última edição ao lado de Célia Porto.

Patrocínios, convênios entre as secretarias de Cultura e Turismo, permutas e apoio do Ministério da Cultura, da Associação Nacional de Livrarias, do Senac e do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) possibilitaram a realização do evento. ;Este não busca lucro. Estamos tentando resgatar a feira para que deixe de ser comercial e seja um incentivo à leitura;, garante Pinheiro.


29; FEIRA DO LIVRO DE BRASÍLIA
Abertura hoje, às 18h. Visitação até 17 de outubro, diariamente, das 10h às 22h, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. Entrada gratuita.


R$ 2 milhões - Valor do orçamento previsto para o evento

154 - Número de estandes da feira

Programação
Sábado
15h
Rui Nogueira ; tarde de autógrafos dos livros Bença, meu Padrim, Brasil para brasileiros e Fluido etéreo do amor

16h
Teatro infantil em ação e leitura braille

17h
Projeto OiPoema ; Com Amneres, Angélica Torres Lima, Bica Prado, Cristiane Sobral, Luís Turiba e Nicolas Behr

18h
Cristina Del;Isola ; O conto e o encanto de uma estrela

19h
Gladstone Machado de Menezes ; livro de contos Histórias desagradáveis e palestra sobre relações entre as pessoas

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação