Diversão e Arte

Mostra reúne o melhor do premiado diretor taiwanês Tsai Ming-Liang

postado em 01/12/2010 07:19

Regina Bandeira - Especial para o Correio

Pouco conhecida do público brasileiro, mas cultuada entre cineastas e admiradores de obras audiovisuais autorais, a filmografia do diretor taiwanês Tsai Ming-Liang, 53 anos, ; ganhador de 39 prêmios, entre eles, Cannes e Berlim, será destaque entre amanhã e 19 de dezembro no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Dentre os 21 filmes exibidos na mostra Tsai Ming-Liang, o homem do tempo, uma boa parte é inédita no Brasil. Entre eles, Rebeldes do Deus Néon (seu primeiro filme, de 1992), Faces (2009) e Adeus, Dragon Inn (2003). A entrada é gratuita e terá a presença do diretor na abertura da mostra para responder as perguntas do público. O bate-papo com Ming-Liang começa às 20h30.

Cenas do filme O sabor da melancia: um dos trabalhos de maior destaque do taiwanês Ming-Liang que está na mostra apresentada no CCBBA retrospectiva é uma oportunidade para quem ainda não conhece ou quem já viu e se interessou pelo universo estranho e solitário do autor de O sabor da melancia (único filme do autor que atingiu o mercado de DVD). Integrante da chamada segunda geração da nouvelle vague de Taiwan, o cinema de Ming-Liang tem um ritmo lento, caracterizado por planos longos e poucos diálogos. Às vezes, nem sequer há trilha sonora. Em Vive l;amour, com o qual o diretor ganhou o Leão de Ouro, em Veneza, por exemplo, há uma cena de choro que demora exatos sete minutos. ;São filmes pouco acessíveis, mas que ousam;, afirma o curador da mostra, João Juarez Guimarães.

Por conta de seu estilo pouco popular, os trabalhos de Ming-Liang raramente concorrem em circuitos tradicionais de exibição. As últimas obras do diretor não chegaram a passar pelas salas comerciais. O longa mais recente de Ming-Liang, Visage (2009), teve a estreia brasileira cancelada às vésperas da data anunciada. Adeus, Dragon Inn espera lançamento desde 2003. O filme ;que expõe a solidão e a ânsia de um grupo de homossexuais em busca de parceiros e a dificuldade de uma funcionária manca no último dia de exibição de uma grande sala de cinema ; chegou a ser comprado, mas a distribuidora desistiu de exibi-lo. É um filme complexo, e meio sem pé nem cabeça;, admite Juarez.

Interessado em conhecer o público brasileiro, o diretor esteve na abertura da mostra que já percorreu o Rio e São Paulo. O cineasta quebrou a expectativa da plateia de que teria uma personalidade soturna, como sugerem seus filmes. Ming-Liang respondeu com bom humor e alegria às perguntas feitas pelo público. Admitiu que não faz filme visando bilheteria e não se furtou de dar autógrafos e assinar cartazes de seus filmes mesmo após as duas horas de bate-papo.

TSAI MING-LIANG, O HOMEM DO TEMPO
De amanhã a 19 de dezembro, sessões às 18h30 e às 20h30; aos sábados e domingos, também às 16h30, no Centro Cultural Banco do Brasil (SCES, Tc. 2, Cj. 22). Informações: 3310-7087. Entrada franca. Não recomendado para menores de 18 anos.

ITÁLIA NO CINE BRASÍLIA

Nem bem o Festival de Brasília encerrou sua 43; edição, o Cine Brasília já se prepara para receber os italianos do Venezia Cinema Italiano VI. A mostra que vai de amanhã ao dia 7 é um espaço de divulgação do cinema contemporâneo feito naquele país, pouco exibido no circuito comercial brasileiro. Dos seis filmes escolhidos, apenas um ; La passione, de Carlo Mazzacurati, concorreu no Festival de Veneza, realizado em setembro último na cidade italiana. Outros quatro filmes participaram por fora do festival, e a comédia Profumo di donna (Perfume de mulher, de 1974) será exibida em cópia restaurada pela Cineteca Nazionale. A entrada é gratuita e os filmes legendados.

A seleção de filmes oferece um panorama da produção cinematográfica italiana contemporânea: nomes já consagrados, como Emidio Greco, Carlo Mazzacurati, Pasquale Scimeca e John Turturro, figura também o ator, escritor e dramaturgo Ascanio Celestini, em sua terceira experiência como diretor.

VENEZIA CINEMA ITALIANO VI
Mostra do cinema italiano de amanhã a 7 de dezembro. No Cine Brasília, EQS 106/107. Entrada franca. Não recomendado para menores de 12 anos.

EM ALTA

Principais prêmios do diretor

Leão de Ouro e Prêmio da Crítica Internacional ; Festival de Veneza ; Vive L;amour (1994)

Urso de Prata ; Festival de Berlim ; O Rio (1997)

Urso de Prata ; O sabor da melancia (2005)

PROGRAME-SE

Amanhã, 19h (só para convidados), La passione, 2010 ; 105min ; Carlo Mazzacurati

Dia 3, sexta, 19h30, La pecora nera, 2010 ; 93min ; Ascanio Celestini

Dia 4, sábado, 19h30, I Malavoglia, 2010 ; 94min ; Pasquale Scimeca

Dia 5, domingo, 19h30, Notizie degli Scavi, 2010 ; 89min ; Emidio Greco

Dia 6, segunda, 19h30, Passione, 2010 ;; 95min ; John Turturro

Dia 7, terça, 19h30, Profumo di Donna, 1974 ; 102min ; di Dino Risi

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação