Diversão e Arte

Insensato coração estreia com enxurrada de clichês

postado em 18/01/2011 20:51
Fernanda Machado, Eriberto Leão e Paola Oliveira estrelam nova novela da Rede GloboSe não fosse pela abertura ; uma escultura do Zimbábue, sabe-se lá por quê ; e as cenas de pânico no avião em direção a Florianópolis, a nova novela das 21h da Rede Globo, Insensato coração, que estreou na segunda-feira, teria cheiro de trama requentada. Estão lá os chavões de sempre: o irmão do bem e o irmão do mal, o empresário durão (um balofo Antônio Fagundes), mas sensível aos apelos da mulher, uma socialite deslumbrada, o núcleo rico e o núcleo pobre.

A expectativa em torno do elenco foi satisfeita com as atuações de dois atores que à Rede Globo retornam: o pernambucano Tuca Andrada, no papel de ex-presidiário e responsável pelo caos dentro do avião, e do paulista Gabriel Braga Nunes, que com um breve triscar de queixo no início do capítulo mostra a que veio. Já os adereços do fugitivo Tuca Andrada remetem à série televisiva Agente 86, quando, do salto do sapato, sai um minipunhal.

Lázaro Ramos, que interpreta um designer famoso, nos faz sentir saudades de Foguinho, atuação cômica inesquecível e que colecionou fãs para o ator até mesmo em Angola. Detalhe: o autor Gilberto Braga aproveita para alfinetar a imprensa que sobrevive de fuxicos, também exercida por ex-participantes de reality show, como Iris Stefanelli (ex-BBB)e Mirela Santos (ex-A fazenda). Quando um repórter de tevê pergunta ao designer o que lhe inspira no trabalho, ele responde: "Eu me inspiro em perguntas inteligentes e originais como essa que você está me fazendo". E mais não disse. Recado dado.

Natália do Vale é a mesma de sempre. Só mudaram os cabelos, mais crescidos desde a novela Viver a vida, de Manoel Carlos. Ela repete a madame perdulária e mãe superprotetora. Cansou.

Com o o visagista e maquiador Fernando Torquato à frente das caracterizações, ficamos sem entender o visual da atriz Camila Pitanga. Que não viu esse corte Chanel desestruturado cinco anos atrás? E pode apostar que vai voltar com tudo, graças à popularidade da novela global, sem falar que, no Brasil, cerca de 95% dos domicílios possuem aparelho de televisão.

Paola de Oliveira, alçada a posto de diva, tem a sensualidade espremida pela direção, como se fosse uma Marilyn Monroe tupiniquim. Depois de um sufoco a bordo de uma aeronave sem controle, ela ainda encontra fôlego para sapecar um beijo em Eriberto Leão, o bom moço da trama. E vem cá: que companhia aérea é essa que tem primeira classe numa simples linha comercial Rio-Florianópolis?

O primeiro capítulo termina com a promessa de que alguns melhores virão e dá as boas-vindas à aparição de José Wilker, exibindo sorriso maroto à lá Jack Nicholson. Que venha Gloria Pires!

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação