Diversão e Arte

Morre aos 81 anos o filósofo e escritor paraense Benedito Nunes

Nahima Maciel
postado em 27/02/2011 18:14

Morreu neste domingo (27/2), aos 81 anos, o professor, filósofo, crítico literário, ensaísta e escritor Benedito Nunes. Apontado como um dos principais filósofos brasileiros da atualidade, o paraense era também professor emérito da Universidade Federal do Pará (UFPA) e uma das figuras ilustres do estado, defensor da Amazônia e homem apaixonado por Belém.

Recentemente, ele recebeu o Prêmio Jabuti de crítica literária, por Clave poética, e o Machado de Assis, concedido pela Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto da obra.

"O Benedito era um dos maiores pensadores críticos brasileiros", acredita o escritor amazonense Milton Hatoum, que se inspirou no crítico para criar o personagem de um dos contos de Cidade ilhada. "O tempo da narrativa é um livro que todo estudante de letras deveria ler. É um livro sobre os fundamentos do romance."

O corpo será cremado, às 11h desta segunda-feira (28/2), no cemitério Max Domini, localizado no município de Marituba (20km de Belém).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação