Diversão e Arte

Biblioteca Mário de Andrade em SP reabre com acesso a obras raras

postado em 02/04/2011 17:04
São Paulo ; Livros de Jorge Amado publicados em russo, polonês, húngaro e chinês. Uma carta do padre Manuel da Nóbrega em que ele relata sua estadia em São Paulo. Manuscritos do político e escritor Rui Barbosa. E até uma espécie de mapa mundi, o mapa chamado Theatrum orbis terrarum, de 1595, desenhado pelo cartógrafo Abraham Ortelius. Estes são apenas alguns exemplos do que pode ser encontrado no acervo de obras raras e especiais da biblioteca municipal Mário de Andrade, no centro de São Paulo.

Restaurada, modernizada e completamente reaberta ao público no início deste ano, a Biblioteca Mário de Andrade é dona do segundo maior acervo do país, superado apenas pelo acervo da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, que guarda 3,3 milhões de itens.

;A Biblioteca Mário de Andrade já é uma senhora de quase 90 anos. Foi inaugurada em 1926. Estamos nesse prédio desde 1942, que foi construído exclusivamente para ser uma biblioteca;, explicou William Okubo, supervisor de Acervo da biblioteca.

Desses 3,3 milhões de itens, há, atualmente, 330 mil livros no prédio da biblioteca. O restante, composto por jornais e revistas, está armazenado em galpões, de onde serão levados para o prédio anexo, que deve ficar pronto até o final deste ano.

Segundo Okubo, na coleção de jornais e revistas, há uma edição, por exemplo, do jornal O Diabo Coxo, que circulou entre 1864 e 1865 e que foi o primeiro jornal feito em São Paulo com imagens. Também há exemplares do jornal O Farol Paulistano (1826-1836), o primeiro jornal produzido em São Paulo, e do Zé Carioca, um jornal mimeografado da Força Expedicionária Brasileira (FEB), feito por brasileiros em Florença, na Itália, na época da Segunda Guerra Mundial.

;No acervo de obras raras e especiais, temos livros que não são antigos, porém são especiais de alguma maneira. Por critério de antiguidade, temos nove livros anteriores a 1500. O mais antigo é de 1477. Chama-se Suma Teológica, de Santo Antonino;, disse Okubo.

O acervo de obras raras e especiais da biblioteca conta atualmente com 51 mil livros. Entre eles, há um exemplar da terceira parte do livro Marilia de Dirceo, que nunca existiu oficialmente. ;O (livro) Marilia de Dirceo, do Tomás António Gonzaga, é, em Portugal, um dos livros mais conhecidos. Ele só tem a primeira e a segunda parte. Mas nós temos a terceira parte, que é um livro apócrifo. Ele (o autor) não escreveu a terceira parte. Não é um livro oficial, mas alguém, lá em Portugal, criou a terceira parte do livro;, contou Okubo.

De acordo com o supervisor, o acervo raro da biblioteca ajuda a construir a história do país. ;Através de um livro histórico, conseguimos reconhecer o mundo e o país buscando informações que nem sempre estão muito claras;, afirmou.

Para se ter acesso a esse setor da biblioteca, é preciso fazer um agendamento prévio, pelo site www.bma.sp.gov.br ou pelo e-mail bma@prefeitura.sp.gov.br. Pelo site da biblioteca, é possível também acessar obras raras que foram digitalizadas.

Segundo Okubo, pelo link Tesouros da Cidade, é possível acessar cerca de 200 livros raros e 4 mil imagens e fotografias, inclusive algumas antigas da cidade de São Paulo. ;A digitalização é importante porque a pessoa consegue vir à biblioteca sem estar fisicamente aqui;, afirmou. Segundo ele, a intenção é ampliar o processo de digitalização do acervo, o que também ajuda a preservar os livros e itens raros, que sofrem com a ação do tempo.

Além do acervo de livros raros e especiais, a biblioteca Mário de Andrade também tem 43 mil livros disponíveis para empréstimos. Para retirá-los, basta fazer uma matrícula na biblioteca, levando um documento com foto e comprovante de residência dos últimos dois meses. Uma consulta dos títulos disponíveis pode ser feita pelo site. da biblioteca.

O setor circulante da Biblioteca Mário de Andrade funciona de segunda à sexta, das 8h30 às 20h30 e, aos sábados, das 10h às 17h. O restante da biblioteca funciona de segunda à sexta, das 8h30 às 17h.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação