Diversão e Arte

Brasileiro é responsável pelos maiores sucessos do cantor Carlos Gardel

postado em 24/04/2011 08:00

Fac-símile da certidão de Alfredo Le Pera
Já imaginou o quiprocó se descobrissem que a autoria de Aquarela do Brasil fosse de um argentino? Pois algo parecido ocorre em terras portenhas. Um dos maiores hinos da música argentina, a canção Mi Buenos Aires querido ; imortalizada na voz de Carlos Gardel ; foi escrita por um brasileiro. O grande público ainda não sabe, mas as principais letras do cantor de tango são fruto de uma parceria com o paulistano Alfredo Le Pera, que nasceu em junho de 1900.

Alfredo Le Pera foi o principal compositor de Gardel. O brasileiro é autor de outras músicas importantes como: El día que me quieras, Sus ojos se cerraron e Soledad. O produtor cultural da Câmara de Comércio Brasil e Argentina e estudioso do tango, Ruben Ali, conta que o cantor e o letrista estavam sempre juntos. ;Eles foram bem mais que colegas na música, podemos dizer que foram grandes parceiros de vida.;

Os dois foram parceiros de vida e de morte, pois ambos estavam no avião que sofreu um trágico acidente em Medellín, Colômbia, em junho de 1935. Essa ligação tão forte começou por volta de 1932, quando Le Pera, convidado pela Paramount, escreveu roteiros para os filmes de Gardel, em Paris. ;A partir desse encontro, os dois viraram grandes amigos e Alfredo Le Pera começou a fazer letras para Carlito;, comenta Ali.

Nascido no bairro do Bixiga, na capital paulista, Alfredo Le Pera mudou-se para Buenos Aires com apenas 2 anos de idade. Filho de dois imigrantes italianos ; Alfonso e Maria Sorrentino Le Pera ;, o menino cresceu na capital argentina. Durante a juventude, o brasileiro-argentino cursou e iniciou a carreira em medicina, mas logo abandonou a profissão para se dedicar ao jornalismo. Em pouco tempo, iniciou o trabalho no mundo cultural, escrevendo legendas e roteiros para filmes.

;Le Pera era um misto de dramaturgo, escritor e jornalista. Ele cursou medicina somente para agradar aos pais, mas logo depois se entregou para as letras, que eram sua maior paixão;, explica Ruben Ali. O brasileiro era um homem que não buscava o estrelato, apaixonado por escrever canções, preferia ficar sempre atrás das luzes sobre Gardel.

Outro traço de sua personalidade era o apreço pela vida noturna, junto do cantor argentino (naturalizado) passava horas em bares e casas de shows de Bueno Aires. O brasileiro pode ser definido como um boêmio de alta qualidade poética. ;É interessante falar de Le Pera porque ele sempre foi um poeta ;low profile;, discreto, taciturno, ao contrário de hoje em que todos querem aparecer, querem a fama.;

Divulgador do gênero
Depois das gravações na Europa, o tango começou a se popularizar pelo mundo inteiro. As canções de Le Pera e a voz de Carlos Gardel fizeram com que a dança ganhasse os grandes salões do Velho Continente. A principal contribuição de Le Pera ao tango está nas letras, na escrita.

O brasileiro retirou os recorrentes regionalismos portenhos das músicas de Gardel e fez com que as canções ganhassem as paradas de sucesso em outros países, principalmente os hispanofônicos. Dessa forma, o estilo musical expandiu-se e ganhou outros países, como Brasil, Chile e Espanha. ;A importância de Le Pera no tango e na vida de Gardel é fundamental, ele é o grande homem, o poeta de Gardel, um verdadeiro divulgador da música no mundo;, exalta Ruben Ali.

O mito argentino

Carlos Gardel é uma espécie de Roberto Carlos argentino. Ícone maior da música do tango e um ídolo dos hermanos. O cantor é polêmico desde o nascimento, não se sabe o local preciso, a dúvida reside em saber se foi no interior do Uruguai, na cidade de Tacuarembó, ou em Toulouse, na França. Ele sempre desconversou quando perguntado sobre o assunto e costumava responder: ;Nasci em Buenos Aires, mas aos dois anos e meio;.

Gardel é o maior representante do tango e faz parte do imaginário cultural argentino. Inclusive, os hermanos adoram usar expressões com o nome dele, por exemplo: ;Calma lá, você não canta como Carlitos;. Em torno do cantor e ator residem lendas, principalmente, associadas à sua morte. Entre elas, uma que diz que o cantor ainda vive e continua a passear pelas ruas de Buenos Aires.

Três Perguntas // Ruben Ali
Por que essa relação Le Pera e Gardel é pouco conhecida?
Le Pera era um homem muito discreto, o que acabou gerando um esquecimento sobre a importância dele na carreira de Gardel e na história do tango. Que fique claro que não é um boicote, é apenas desconhecimento.

Qual importância de Le Pera para o tango?
Ele faz parte de uma geração de compositores que elevaram muito as letras do tango. Tirou o ritmo do subúrbio e levou para os grandes salões de Buenos Aires. Além de ser um dos maiores responsáveis pela divulgação do tango no mundo.

Como o senhor descobriu a história de Le Pera?
Pesquisando sobre o tango. Como produtor cultural e argentino sempre pesquisei sobre essa dança, e um dia me deparei com o nome de Alfredo Le Pera. Quando descobri tudo isso, tive a certeza de que era preciso homenageá-lo de alguma forma (está previsto para maio um espetáculo de tango na cidade).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação