Diversão e Arte

Festa Literária de Pirenópolis faz homenagem a Cora Coralina

postado em 10/05/2011 13:55
O jeito de cidade de interior e os atrativos naturais e históricos que extasiam os turistas abrem espaço para leituras e performances teatrais. De amanhã a domingo (15/5), Pirenópolis (GO), destino obrigatório para quem deseja conhecer o melhor do Centro-Oeste, recebe a terceira edição da Flipiri, festa literária organizada pela prefeitura municipal da cidade e pela Casa de Autores de Brasília. Debates, poesias e espetáculos teatrais vão tomar conta de pontos culturais, como o Cine Pireneus, a Praça da Leitura e o Theatro de Pyrenópolis Sebastião Pompeu de Pina.

Famosa pelo potencial turístico, a região apresenta vocação para a palavra e para o verso, num ano que homenageia a escritora goiana Cora Coralina. A abertura oficial ocorre quinta-feira, às 19h (na quarta-feira tem a Flipiri Itinerante). A atriz Elisa Lucinda, cronista do Correio, fará um recital na Praça Central. Pouco antes, às 16h, cerca de 400 pipas, sendo 100 delas de autoria de adolescentes do programa Pró-Jovem, da Secretaria de Ação Social, vão colorir os céus. Quarenta e sete escritores de Brasília, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro confirmaram presença no evento.

Vivência Bretas Tahan, a mais nova e única ainda viva dos sete filhos de Cora, cuida das obras deixadas pela mãe e prepara material para novos volumes de textos. Recusa dizer a idade: ;Sai dessa! Faz 40 anos que não mudo de médico para não ter que fazer nova ficha;, ela brinca. E se diz muito feliz com a honra conferida pela festa. ;Só tenho motivos para me orgulhar. Acho justíssimo. Depois de 26 anos da morte dela, ainda é homenageada em tantos lugares;, conta. O legado deixado pela mãe é hereditário: Vivencia também escreve. Mas acredita que a influência vai mais além. ;As mulheres nunca devem desistir. Minha mãe começou a escrever aos 14 anos, mas só editou o primeiro livro quando tinha 76. Sempre escrevendo e guardando. Hoje acho que anda mais fácil, acessível você chegar a uma editora. Mas assim mesmo para a mulher ainda é difícil. É um problema cultural;, comenta Vivência, que não tem certeza se vai para Pirenópolis.

Paulo Salles, neto; Marlene Vellasco, presidente da Associação Casa de Cora Coralina; Heitor Rosa, escritor e amigo; e o também escritor goiano Elder Rocha Lima vão fazer leituras coletivas de obras da homenageada, contar histórias e conversar com o público. João Bosco Bezerra Bonfim preparou um cordel sobre a escritora e vai lançar o livreto durante a festa. Gedson Oliveira, secretário de Cultura da cidade, explica que o evento serve para estreitar os laços entre sociedade e produção artística. ;É construída com a comunidade. Durante o ano, nós promovemos encontros para traçar o modelo que a gente quer. Não tem objetivo de comercialização do livro. A gente quer mostrar o gosto que a leitura tem;, analisa. ;A gente quer que a cidade respire a festa literária;, completa.

Ponto de encontro
A programação de quatro dias promete conectar literatura, educação e passeios pela cidade histórica, com os saraus dos Quintais Poéticos, a Carroça de Leitura, transporte rústico transformado em biblioteca ambulante, e o Bondinho de Poetas, que vai transportar escritores para vários locais da cidade. Amanhã e quinta-feira, 22 escolas de localidades distantes do Centro Histórico de Pirenópolis também participam da festa. A Flipiri Itinerante leva os escritores até as salas de aula. A organização espera atender aproximadamente 230 professores e 5.600 alunos. O poeta Nicolas Behr, matogrossense apaixonado por Brasília, vê nas atividades uma valorização da produção da região e o estabelecimento de contatos entre escritores e público.

;A literatura se desloca para o interior. Acho que sai do eixo de Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. E você atinge um público que não tem muito contato com a poesia, a literatura. Dá uma democratizada e uma oxigenada na poesia. É bom para o escritor, é bom para o público. Não existe escritor sem leitor. E a feira desmistifica o escritor, mostra que ele é de carne e osso. Espero que ocorram em outras cidades;, destaca. Behr viaja o interior de Goiás acompanhado de cinco poetas do coletivo Oi Poema: Cristiane Sobral, Luis Turiba, Angélica Torres, Bic Prado e Amneres Santiago. Eles fazem recital no dia 14 (sábado), às 21h, no Espaço Eco.

; As atrações

Quinta-feira

; 19h às 20h30

Cerimônia de abertura ; Theatro de Pyrenópolis

; 20h às 21h
Recital de música sacra goiana ; Igreja Nossa Senhora do Rosário

;
21h às 22h
Recital poético e sessão de autógrafos com Elisa Lucinda ; Praça Central

Sexta-feira

; 18h30 às 19h

Vila Boa de Goyaz, documentário de Vladimir Carvalho ; Cine Pireneus

; 19h às 20h

Cora dentro de mim, performance teatral de Lília Diniz ; Cine Pireneus

; 20h30 às 21h30
Opereta com a Graça de Deus ; Theatro de Pyrenópolis

; 21h

Seresta com Trovadores dos Pireneus ; Café Pireneus

; 21h às 22h

Quintal Poético, com Lília Diniz ; Imperium Gastronomia

; 22h
Show com Pádua e Maria Eugênia ; Praça Central

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação