Diversão e Arte

Cantora inglesa Adele bate recorde dos Beatles e segue no topo das paradas

postado em 13/05/2011 10:19
Durante o Brit Awards (premiação musical britânica) de 2011, o mestre de cerimônias disse: ;Nada é tão surpreendente como o sentimento de ouvir uma canção escrita por alguém que você não conhece, nem nunca encontrou, mas que consegue descrever exatamente como você se sente em um momento particular da vida.; Essas palavras foram usadas para descrever Adele Laurie Blue Adkins, de 22 anos, um dos maiores fenômenos musicais do ano. O álbum 21 está no topo das paradas inglesa há 14 semanas e chegou ao Brasil no fim de abril, comprovando a fama crescente da cantora.

O álbum 21 é o segundo disco de Adele e mantém a pegada pop romântica presente no álbum de estreia, chamado 19. A cantora passou com folga pelo conhecido teste do segundo disco, uma grande dificuldade para artistas que experimentam o sucesso logo no começo da carreira e que já derrubou algumas concorrentes como Lilly Allen e Duffy. Desde janeiro, ela só não ficou em primeiro lugar na Inglaterra por uma semana, por conta do lançamento do último CD do Foo Fighters, Wasting light. Com essas marcas, a nova estrela inglesa quebrou o recorde de gigantes como Beatles e Madonna.
Dona de canções autorais, Adele se inspirou na separação do namorado para compor o álbum 21, que acaba de ser lançado no país
Os irmãos brasilienses Paulo Ricardo e João Paulo Vieira Borges, 18 anos, são fãs declarados da cantora Adele, que ouviram pela primeira vez em um programa de tevê. João Paulo é o mais entusiasmado. Para ele, as letras escritas pela artista inglesa são a principal qualidade de 21. ;Em vários momentos da minha vida, quando estou com algum problema, eu escuto as canções dela e me identifico muito com o que ela diz.;

Desabafo
A faixa Someone like you é um dos sucessos do álbum, inspirada no último relacionamento de Adele. A canção fala sobre uma mulher magoada ao saber que o ex-namorado encontrou alguém e resolveu se casar. O melhor é que na voz da cantora tudo isso não soa piegas nem cafona. A música virou um hit e permitiu a inglesa ver, ainda viva, o nome no primeiro lugar dos singles e dos álbuns. Fato que não ocorria desde 1964, quando os Beatles conseguiram a proeza.

Toda a potência do vocal soul de Adele pode ser conferida na faixa Rolling in the deep, que tem também uma inspiração no country norte-americano. Não é à toa que essa é a música de abertura do álbum. A canção conquistou os ouvintes da terra do Tio Sam e a cantora inglesa foi parar em uma das séries de mais sucesso dos EUA: Glee. O coral interpreta uma versão da canção durante a segunda temporada. 21 é uma produção assinada pela dupla Rick Rubin e Paul Epworth. O primeiro participou de trabalhos com Beastie Boys e Metallica.

A canção Don;t you remember sintetiza um dos principais elementos do atual trabalho de Adele: a capacidade de cantar canções românticas em tom de desabafo. Tal característica fica clara nos versos: ;Você não se lembra?/ A razão pela qual me deixou antes?/ Baby, por favor se lembre de mim mais uma vez.; As passagens da música He won;t go seguem o mesmo tom: ;Eu não vou (desistir)/ Não posso fazer isso por conta própria/ Se isso não é amor, o que é então?/ Quero correr os riscos.;

Esse tom predominante não é à toa. Em entrevista à revista Rolling Stones, Adele conta que a inspiração para as canções autorais de 21 veio do fora que levou de namorado com quem ficou por um ano.

A cantora confessa que, logo após o término do relacionamento, foi para o estúdio iniciar a gravação do álbum. O resultado é uma empatia natural com todos aqueles que estão sofrendo por amor.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação