Diversão e Arte

Projeto Escritores Brasileiros convida Eliane Giardini e Alcione Araújo

postado em 18/05/2011 15:09

Todas as sextas-feiras, o escritor Alcione Araújo dedica parte do seu tempo para escrever uma crônica. Neste ano, essa rotina completa uma década. São, pelo menos, 55 linhas semanais para serem publicadas em sua coluna no jornal Estado de Minas. ;Tenho liberdade de escolher o assunto. Escrevo sobre o que me tocou durante a semana, sobre o que eu li, o que está acontecendo no mundo;, comenta o mineiro de Januária, 65 anos. Não seria nada estranho se, em alguma de suas próximas crônicas, Brasília aparecesse como personagem. É que ele estará, hoje e amanhã, como palestrante do projeto Escritores brasileiros.

Promovido pelo Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), o evento ; cuja estreia foi em 2010 ; tem como proposta estimular o hábito da leitura. Para isso, realiza uma série de palestras e encontros em que um intérprete é convidado para ler textos de um escritor da literatura brasileira contemporânea. Hoje, às 19h30, o projeto passa pelo teatro do CCBB e, amanhã, às 20h, pelo Sesc Ceilândia. Nas duas ocasiões, Alcione Araújo será acompanhado pela atriz paulista Eliane Giardini. ;Teremos pela primeira vez um contato mais próximo, mas a gente sempre se cruza pelo Rio de Janeiro;, conta a atriz, 58 anos. A respeito do trabalho do escritor, Eliane elogia a versatilidade e o caráter humanista das crônicas. ;Elas são todas ótimas. Ele fala sobre tudo, tem sempre um ponto de vista interessante e muito rigor com os textos.;

Conselhos de leitores
Sobre o encontro com o público, Alcione diz que é o momento ideal para conhecer seus possíveis leitores e as diferentes relações que as pessoas têm com a leitura. Um contato que, ele reforça, hoje em dia é muito mais simples de ser feito: ;Eu fui amigo do Fernando Sabino e ele sempre dizia como o contato com o leitor era difícil. Quem quisesse falar com ele tinha que escrever uma carta para o jornal, que repassava a mensagem. Além disso, havia sempre uma inibição das pessoas para falar com ele. Quando eu comecei a escrever crônicas para jornal, já existia o correio eletrônico. Assim, as pessoas me dizem o que acham sobre o que eu escrevo, se gostam, se concordam ou não. É muito mais simples;.

Nos diversos encontros com o público de que participou, Alcione Araújo (hoje morador do Leblon, Rio de Janeiro), comenta que uma pergunta recorrente é sobre o ritmo de trabalho. ;Existe uma curiosidade grande sobre o trabalho, como conseguimos escrever toda semana. Eu explico que, no dia a dia, vão surgindo ideias, que algumas coisas vão me despertando a curiosidade e assim nascem as crônicas ; de coisas simples, coloquiais, singelas.;

Aliás, é exatamente para o prosaico da vida que Alcione diz que estará atento quando estiver em Brasília nestes dias. ;Das vezes que estive na cidade, tive mais contato com a Brasília do poder. A exceção foi quando estive no festival de cinema. Tive poucas chances de conviver com as pessoas. É daí que nasce a crônica;, afirma.

Tipos marcantes
Premiada atriz de teatro e televisão, Eliane Giardini deu vida a diversos personagens marcantes, entre eles, Dona Patroa, em Renascer, Santinha, em A indomada, Viúva Neuta, em América, e Nazira, em O clone. Ano passado, viveu a protagonista Hélia Pimenta, na novela Tempos modernos.

Jornal, cinema e tevê

Autor do roteiro de filmes como e Patriamada, Policarpo Quaresma, herói do Brasil, Menino Maluquinho e Nunca fomos tão felizes (pelo qual foi premiado nos festivais de cinema de Gramado e Brasília), Alcione Araújo é dramaturgo, romancista e roteirista de cinema e televisão. É cronista do jornal Estado de Minas. Lançou, em 2004, a coletânea de crônica A vida é urgente (Editora aRecord).

ESCRITORES BRASILEIROS

Encontro com o escritor Alcione Araújo e a atriz Eliane Giardini. Hoje, às 19h30, no Teatro I do CCBB Brasília (SCES Tr. 2, Cj. 22. Informações: 3310-7087). Amanhã, às 20h, SESC Ceilândia (QNN 27, Lote B, Ceilândia Norte. Informações: 3379-950). Acesso livre. Não recomendado para menores de 12 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação